Passagem de Rafah, entre Gaza e Egito, será reaberta neste domingo (1º)

Israel reabrirá a passagem de ⁠Rafah neste domingo (1º) para ‍que as pessoas possam transitar entre Gaza e Egito. A informação foi confirmada pela agência governamental israelense que coordena a política civil em Gaza, a Cogat.

“O retorno dos residentes do ​Egito à ⁠Faixa de Gaza será permitido, ‌em coordenação com o Egito, apenas para os residentes que deixaram ⁠Gaza durante a guerra e ‌somente ‍após autorização prévia de segurança por parte ‍de Israel”, disse a Cogat.

A passagem de Rafah é efetivamente a única rota de ⁠entrada ou saída de Gaza para quase todos os mais de 2 milhões de pessoas que vivem ‌lá.

Israel tomou o ​posto fronteiriço em maio de 2024, cerca de nove ⁠meses após o início da guerra em Gaza. A reabertura foi uma exigência importante na primeira fase do plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para acabar com os combates entre Israel e ⁠militantes do Hamas, que se seguiu a um cessar-fogo acordado em outubro.

Israel havia ⁠dito que só a reabriria após recuperar o corpo do último refém israelense em Gaza, o que ocorreu esta semana.

Leia mais

Esportes
De ofensa a orgulho: A história secreta dos apelidos dos times
Variedades
Cientistas criam solução “inafundável” para evitar um novo Titanic
Variedades
Indiano trabalhou com refrigeradores e descobriu algo que destruía o mundo
Economia
Análise tributária da pensão alimentícia e as regras do Imposto de Renda para 2026
Variedades
BBB 26: Tadeu cita “Bridgerton” durante discurso de eliminação de Brigido
Política
Como funciona o teste de integridade das urnas eletrônicas no Brasil

Mais lidas hoje