Prestianni e Benfica negam acusação de racismo contra Vini Jr. na Champions

O argentino Gianluca Prestianni e seu clube, Benfica, negaram nesta quarta-feira (18) a acusação de racismo feita pelo brasileiro Vinícius Júnior durante a partida de ida da repescagem da Liga dos Campeões contra o Real Madrid.

“Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao jogador Vinicius Júnior, que infelizmente interpretou mal o que acredita ter ouvido”, escreveu Prestianni em uma publicação no Instagram, acompanhada por uma foto dos dois jogadores disputando a bola.

Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”, acrescentou o jogador de 20 anos algumas horas depois da partida.

O incidente ocorreu após o gol de Vini Jr. que deu a vitória de 1 a 0 ao time espanhol no Estádio da Luz, em Lisboa.

Após abrir o placar com um belo chute de pé direito aos cinco minutos do segundo tempo, o atacante do Real Madrid comemorou com uma dancinha em frente à torcida no Estádio da Luz, o que gerou uma discussão com vários jogadores do Benfica e lhe rendeu um cartão amarelo do árbitro francês François Letexier.

Quando a partida parecia prestes a recomeçar, o brasileiro correu em direção ao árbitro, apontando o dedo para Prestianni, que havia coberto a boca com a camisa, como se viu na televisão, supostamente para chamá-lo de “macaco”.

O árbitro acionou o protocolo antirracismo e interrompeu o jogo por vários minutos, para depois reiniciá-lo sem sanções disciplinares.

A transmissão da TV mostrou Prestianni tapando a boca com a camisa no momento do incidente e ele permaneceu impassível diante das reclamações.

Entre as reações, chamou a atenção a de Kylian Mbappé, que gritou repetidas vezes para o argentino: “Você é um racista”.

Na zona mista, o atacante francês reiterou a denúncia: “O que eu vi é muito claro, o número 25 disse cinco vezes ao Vini que ele é um macaco (…) Um jogador assim não merece jogar mais a Champions. Esperamos que a Uefa faça alguma coisa e não diga que não está acontecendo nada”.

Após a acusação, à qual se somaram outros integrantes do Real Madrid, o Benfica apoiou seu jogador e negou a acusação de racismo.

Como suposta prova, o clube publicou em sua conta oficial no X um vídeo que mostra a sequência da confusão.

“Como as imagens demonstram, dada a distância, os jogadores do Real Madrid não podem ter ouvido o que dizem que ouviram”, escreveu o clube.

Em outra publicação, o Benfica exibe uma foto de Prestianni com a legenda: “Juntos ao seu lado”.

Até o momento, não foi anunciada nenhuma decisão disciplinar por parte da Uefa. As duas equipes voltarão a se enfrentar na quarta-feira, 25 de fevereiro, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

AFP

O atacante brasileiro do Real Madrid, número 07, Vinicius Junior (à direita), comemora com o zagueiro espanhol do Real Madrid, número 02, Dani Carvajal, ao final da partida de ida do play-off da fase eliminatória da Liga dos Campeões da UEFA.

Leia mais

Variedades
Entenda a polêmica relacionada a Gaza no Festival de Berlim
Política
Lula sanciona reajustes do Legislativo, mas veta penduricalhos que furam teto
Variedades
Kepler Weber prorroga prazo de exclusividade para negociação com GPT
Economia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta quarta-feira
Variedades
Fabricante de máquinas CNH tem queda no lucro e nas vendas
Economia
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do conglomerado do Banco Pleno

Mais lidas hoje