Premiê do Japão dissolve Parlamento para realizar novas eleições

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, dissolveu a Câmara Baixa do Parlamento nesta sexta-feira (23), abrindo caminho para eleições nacionais em 8 de fevereiro, buscando capitalizar seus altos índices de aprovação popular.

A votação antecipada definirá todas as 465 cadeiras da Câmara Baixa do Parlamento e marcará o primeiro teste eleitoral de Takaichi desde que se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão, em outubro.

Na segunda-feira (19), ela prometeu suspender por dois anos o imposto de 8% sobre alimentos, ecoando propostas de seus rivais, apesar da potencial pressão sobre as finanças já precárias do país.

Um novo partido político, formado na semana passada a partir de dois importantes partidos de oposição, defendeu a abolição do imposto de 8% sobre a venda de alimentos.

A campanha eleitoral oficial começará em 27 de janeiro. Se o PLD (Partido Liberal Democrático), no poder, e o Partido da Inovação do Japão conquistarem a maioria, Takaichi será confirmada como primeira-ministra em uma sessão parlamentar extraordinária.

Leia mais

Variedades
Motorista devolve R$ 131 milhões e pede recompensa milionária; entenda caso
Variedades
Polícia descobre central de falsas cobranças operando na Faria Lima
Variedades
Deslizamento de terra na Nova Zelândia deixa seis desaparecidos após chuvas
Variedades
Rússia pode doar US$ 1 bi ao Conselho de Paz se EUA desbloquearem ativos
Variedades
Lula e Xi Jinping discutem multilateralismo por telefone, diz agência
Variedades
BBB 26: Dinâmica da segunda semana tem Anjo autoimune e Caixas-Surpresa

Mais lidas hoje