Fotos: Michelle Alves
O “Médico na Praça”, programa da Prefeitura de Sorocaba que atua como uma extensão da rede de atenção básica à saúde, aproximando os serviços da população, já prestou mais de 1.200 atendimentos desde o seu lançamento, no último dia 5 de maio – integrante da campanha “Sorocaba ao Seu Lado”. Nesta terça-feira (23), a unidade móvel da Secretaria da Saúde (SES) permanece no Parque São Bento, das 8h às 13h, na altura do n.º 1.600 da Avenida Vinicius de Moraes (em frente à Igreja Caminho Church).
A iniciativa conta com uma clínica móvel e estrutura com acomodação para aguardar a consulta, permitindo o acolhimento por demanda espontânea de adultos. O programa oferece atendimento de enfermagem, como aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros serviços, além da consulta médica e atualização de receitas de medicamentos contínuos do programa “Farmácia Popular”.
Conforme a avaliação médica na unidade itinerante, o paciente recebe a prescrição de medicamentos e o encaminhamento para consultas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e exames laboratoriais. “Com o ‘Médico na Praça’, queremos fortalecer o vínculo entre a população e a rede de saúde, em especial, em bairros com maior vulnerabilidade social e dificuldades de acesso”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
Segundo levantamento da SES, o “Médico na Praça” prestou 1.268 atendimentos entre os dias 5 de maio e 19 de junho, em visitas aos bairros de diferentes regiões da cidade: Ipanema do Meio, Jardim Santa Marta, Genebra, Cruz de Ferro, Inhaíba, Jacutinga, Jardim Azaléia, Parque Vitória Régia, Vila Carvalho, Vila Helena, Jardim Botucatu, Vila Hortência, Praça Coronel Fernando Prestes e durante o programa “Quarta com o Prefeito”. “O programa permite ampliar a oferta assistencial e identificar casos de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de organizar fluxos assistenciais e contribuir para a redução de demandas nas Unidades de Pronto Atendimento de queixas que não se caracterizam como urgência ou emergência”, explica o secretário da Saúde, João Pedro Fraletti Miguel.
Atendimento imediato
O paciente pode procurar o “Médico na Praça” sem a necessidade de agendamento prévio: basta comparecer ao local e apresentar um documento de identidade original com foto. Nesta segunda-feira (23), uma das atendidas no Parque São Bento foi a aposentada Haruyo Sato, 79 anos – que mora ao lado de onde a clínica móvel estacionou. “Gostei muito do atendimento: estava com a pressão alta, já me deram o medicamento e fiquei aguardando melhorar. Agora, já vou marcar consulta na UBS”, disse.
A também aposentada Tereza de Oliveira Ferreira, 70 anos, tem acompanhamento clínico para hipertensão na UBS São Bento. Informada pela filha de que o “Médico na Praça” estaria no bairro, compareceu para ser avaliada por médico e enfermagem. “Ficou fácil vir aqui, pois, é mais perto da minha casa. Fui bem tratada aqui; agora, é continuar tomando meus remédios e indo ao médico”, afirmou.
Para acompanhar a agenda do “Médico na Praça”, acesse o site e as redes sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba.



