Garimpo ilegal: PF destrói equipamentos em território indígena Kayapó no PA

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira (16), uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, localizada em Redenção, no Sudeste do Pará.

A ação, feita em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), teve como foco reprimir a exploração ilícita no leito e nas margens do Rio Branco.

Durante a operação, foram destruídos uma escavadeira hidráulica, motores estacionários, uma balsa, acampamentos usados como apoio pelos garimpeiros e motocicletas.

Além disso, aparelhos celulares foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnica. De acordo com a PF, no local foram identificados indícios de propriedade dos maquinários inutilizados.

Os responsáveis poderão responder por crimes de usurpação de bens da União, crimes ambientais e associação criminosa.

A análise do material apreendido deve auxiliar na identificação dos envolvidos e no aprofundamento das investigações, que seguem em andamento.

A operação integra as ações permanentes de enfrentamento ao garimpo ilegal em territórios indígenas na região amazônica.

Leia mais

Variedades
A psicologia diz que pessoas que caminham devagar e com as mãos atrás das costas refletem calma e controle
Variedades
Tata Werneck lamenta morte nas redes em forte desabafo
Variedades
Citação do dia do famoso psicólogo americano Albert Ellis: “Os melhores anos da sua vida são aqueles em que você decide que seus problemas são seus.”
Tecnologia
Garantindo a gameplay do GTA 6: PS5 Slim digital com 2 jogos saindo por R$3.699 em até 12x
Variedades
Misturar café usado com casca de banana pode transformar restos da cozinha em força para o jardim
Variedades
Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua

Mais lidas hoje