Brasil terá Dia Nacional em Memória de Vítimas do Trânsito

A partir deste ano, o terceiro domingo de novembro será lembrado como o Dia Nacional de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito. A finalidade é conscientizar a população sobre medidas de segurança nas estradas e homenagear aqueles que sofreram algum tipo de acidente nas vias do país.

Além de instituir a data, a Lei nº 15.404/2026, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11), altera o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). 

A mudança inclui a previsão de apoio, por parte dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, às iniciativas da sociedade civil relacionadas ao tema.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

De acordo com o texto, esse incentivo deverá ocorrer por meio de recursos já disponíveis nos orçamentos dos órgãos públicos, além da possibilidade de destinação de verbas específicas para projetos e eventos previamente programados.

A medida busca fortalecer a participação social em ações voltadas à redução de acidentes e à promoção de um trânsito mais seguro.

Leia mais

Economia
Painel ajuda empresas a identificar oportunidades de negócios com a UE
Variedades
Chega de cortinas nas janelas: a nova ideia elegante que está as substituindo em todos os lugares
Variedades
França aplica 4 a 1 na Noruega e termina em 1º no Grupo I da Copa
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba inicia utilização de novo Brasão Municipal
Economia
Brasil avalia que tarifaço dos EUA foi politizado mirando eleições
Variedades
Óleo de rícino nas unhas antes de dormir: por que tantas pessoas estão retomando esse hábito?

Mais lidas hoje