As ações do setor de educação lideraram as altas do Ibovespa na quarta-feira (21) e estão entre os papéis que mais sobem nesta quinta-feira (22) em dia de novo recorde no principal índice da bolsa brasileira.
O Ibovespa atingiu nova máxima histórica, acima dos 175 mil pontos pela 1ª vez.
O movimento de rotação global de capital em busca de diversificação observado nos últimos pregões, com saída parcial de ativos americanos, segue favorecendo os países emergentes, como o Brasil.
Por volta das 12h, os papéis da Cogna registravam alta de 6,91% — liderando as altas do dia, enquanto a Yduqs tinha valorização de 4,28%.
O diretor geral da Faculdade do Comércio e membro do Conselho Estadual de Educação, Wilson Rodrigues, aponta uma combinação de fatores para a valorização das empresas de educação privada.
“O cenário macroeconômico para 2026 parece favorável, em ano eleitoral possivelmente vai existir uma série de incentivos de políticas por parte do governo federal para garantir o acesso ao ensino superior, já é uma tradição que isso ocorra, até mesmo uma ampliação dos financiamentos estudantis.”
Rodrigues também ressalta que existe um cenário de baixa taxa de desemprego e uma sinalização de queda de juros que favorece a busca pela educação privada no país.
Para Cristiano Henrique Luersen, sócio da Wiser Investimentos, a alta das empresas do setor educacional também acontece pela qualidade do movimento operacional das companhias e o ambiente favorável para expansão de fluxo de caixa da companhia.
Na véspera, as duas companhias lideraram as altas do Ibovespa. Cogna encerrou o dia com valorização de 10,96%, cotada a R$ 4,05, e Yduqs fechou com alta de 8,91%, a R$ 13,08.

