STF marca julgamento de deputados do PL acusados de desviar emendas

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para 10 de março o início do julgamento contra os deputados federais Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE).

Os parlamentares são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares. O caso será julgado pela Primeira Turma do STF e a relatoria é do ministro Cristiano Zanin.

Segundo a acusação, os deputados faziam parte de uma organização criminosa e praticaram corrupção passiva ao solicitar R$ 1,67 milhão em propina ao então prefeito de São José do Ribamar (MA). Em contrapartida, teriam direcionado R$ 6,67 milhões em emendas parlamentares de saúde para o município.

As investigações indicam que o grupo era liderado por Josimar Maranhãozinho, responsável por coordenar e controlar as emendas e por realizar os pagamentos aos demais participantes.

A acusação afirma ainda que Bosco Costa utilizava contas bancárias de sua esposa e de seu filho para efetuar repasses ligados ao esquema. O caso também contou com a atuação de lobistas e do agiota conhecido como “Pacovan”, assassinado em 2024.

Nas suas alegações finais, a PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu a condenação dos três réus pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Além da prisão, solicitou a perda dos mandatos parlamentares dos acusados e o pagamento de indenização por danos morais coletivos.

Também respondem ao processo Thalles Andrade Costa, João Batista Magalhães, Adones Gomes Martins, Abraão Nunes Martins Neto e Antônio José Silva Rocha.

Veja as sessões da Primeira Turma reservadas para o julgamento:

  • 10/3 – 9h às 18h
  • 11/3 – 9h às 12h

Leia mais

Variedades
Veja festa da torcida do Corinthians após vencer na semi da Copa do Brasil
Esportes
Com gol de Depay, Corinthians coloca pé na final da Copa do Brasil e quebra tabu no Mineirão
Política
Glauber Braga e aliados acusam Motta de ‘lesão corporal’ e protocolam representação criminal na PGR
Variedades
Cruzeiro x Corinthians: jogador leva cartão amarelo no intervalo do jogo
Política
Câmara dos Deputados suspende Glauber Braga por 6 meses
Política
Senado aprova texto-base do PL Antifacção

Mais lidas hoje