A Polícia Civil resgatou, nesta quarta-feira (22), três idosos que foram encontrados amarrados em um asilo clandestino no bairro de Catumbi, na região central do Rio de Janeiro.
Segundo a polícia, o local foi interditado no ano de 2024 e não poderia estar funcionando. Durante a ação, foram constatados ambientes sujos, paredes descascadas e materiais de higiene expostos.
Conforme apuração dos agentes, apenas três pessoas faziam o trabalho de cuidadoras. Além do ambiente insalubre, a polícia também encontrou alimentos mal armazenados.
Ainda de acordo com a polícia, outros 18 idosos foram resgatados do asilo. Os responsáveis, que não estavam presentes, foram identificados e serão investigados por exercício irregular de atividade e exposição a risco da saúde de pessoas idosas.
A ação fez parte da “Operação Virtude”, realizada pela Deapti (Delegacia de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade), que ocorre desde outubro deste ano, e tem como objetivo combater à violência contra idosos.
No estado carioca, as ações são coordenadas pela Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública), com atuação da Polícia Civil por meio do DGPE (Departamento-Geral de Polícia Especializada) e da Deapti.
A operação desta quarta-feira (22) também contou com o apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável.
Sob supervisão de AR.