Pesquisa indica que 20% dos jovens já receberam mensagens sexuais online

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, divulgada nesta quarta-feira (22), revela que 20% das crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos, afirmaram já ter recebido mensagens ou solicitações com conteúdo sexual na internet. O levantamento foi realizado pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e detalha hábitos e riscos do acesso à web por menores de idade.

De acordo com o estudo, 3% dos menores de 9 a 17 anos relataram ter se sentido incomodados após contato com conteúdo sexual online.

Entre os jovens de 11 a 17 anos, 11% disseram já ter recebido mensagens de teor sexual, e a mesma proporção relatou ter visto esse tipo de mensagem postada para outras pessoas.

No total, 8% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos afirmaram ter recebido conteúdo sexual, sendo a exposição maior entre meninos (12%) e mais frequente entre adolescentes de 15 a 17 anos.

Nessa faixa etária, 18% relataram que “já receberam mensagens de conteúdo sexual pela internet”; 9% disseram que “já foram pedidos a enviar fotos ou vídeos nus”; e 4% contaram que “já lhes pediram para falar sobre sexo na internet”.

Ao todo, a pesquisa ouviu 2.370 crianças e adolescentes e 2.370 pais ou responsáveis. O período de coleta de dados foi feito de março a setembro de 2025.

*Sob supervisão de Pedro Osorio

Leia mais

Variedades
Idosos são resgatados após serem encontrados amarrados em asilo do RJ
Variedades
Cadela entala em espaço de 18 cm entre muros e exige resgate complexo
Agronegócio
Com tempo firme, plantio de soja avança em SC
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba e Tauste Supermercados oferecem curso gratuito de atendimento ao cliente como parte do selo “Empresa Amiga da Empregabilidade”
Variedades
Vítima de abuso conheceu ‘Capitão Hunter’ em evento sobre Pokémon
Variedades
Diante de crise, STF se apresenta com “história de sucesso”, diz Gilmar

Mais lidas hoje