Tempestade de areia surpreende participantes de festival nos EUA; Veja

Uma forte tempestade de areia atingiu o festival Burning Man na segunda-feira (25), fazendo com que os participantes do festival corressem para proteger as barracas no deserto de Black Rock, no estado de Nevada, nos EUA.

As imagens mostra pessoas usando máscaras segurando os mastros das barracas enquanto outras perfuravam a infraestrutura no solo enquanto ventos fortes castigavam a área.

O mesmo sistema climático desencadeou uma enorme tempestade de areia na cidade de Phoenix, cortando o fornecimento de energia, atrasando voos e causando danos.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tempestade de areia para a área na noite de sábado (23), alertando para uma “parede de poeira” movendo-se para o norte a 48 km/h, com rajadas de vento fortes “acima de 72 km/h”.

A expectativa é de que cerca de 70 mil pessoas compareçam ao festival deste ano, que acontece até 1º de setembro, informou a mídia local.

O que é o Burning Man?

“Globalmente, o Burning Man é um movimento cultural que existe em todos os continentes e em todos os lugares. Mas o que ele significa, em termos de experiência, é muito particular. Realmente depende de quem você é e de que parte dele você enxerga”, disse Stuart Mangrum, diretor do Centro Filosófico do Burning Man, um departamento da organização sem fins lucrativos.

Embora algumas pessoas se refiram ao Burning Man como um festival, muitos dizem que é mais próximo de uma obra de arte viva.

Todo ano, nessa época, as cidades do Burning Man são construídas em diferentes partes do mundo, atraindo mais de 70 mil pessoas para Black Rock City e cerca de 100 mil para eventos afiliados em todo o planeta.

Juntos, ao longo de um fim de semana ou de oito dias, os burners (pessoas que participam do Burning Man) cultivam uma sociedade desmercantilizada com vários acampamentos e bairros focados em arte, performance, expressão e serviço comunitário, segundo Mangrum.

“Você pode vir a uma cidade de 80 mil pessoas e talvez nunca saia de um único bairro. É isso que você vai ver. É uma cidade, e uma cidade muito cosmopolita, e todo mundo sai com uma reação diferente sobre ela”, disse Mangrum.

No final — 1º de setembro, pelo menos no deserto de Nevada — a cidade é desconstruída e apagada da face do planeta.

Leia mais

Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética
Variedades
Íris Lettiere Costa, conhecida por ser a “voz do Galeão”, morre aos 84
Agronegócio
Fogo em plantações de cana em 2024 queriam forçar produtor a vender barato, diz Faesp

Mais lidas hoje