Estudo mostra que mais de 70% da renda dos brasileiros está comprometida com dívidas

Um levantamento da Serasa Experian aponta que 70,5% da renda dos brasileiros está comprometida com contas e dívidas, como faturas de cartão de crédito, empréstimos bancários, contas de energia e internet, entre outras despesas. Com isso, sobra em média R$ 968 por mês para novas despesas. O peso das dívidas é maior entre quem ganha menos. Entre consumidores com renda de até um salário mínimo, 90,1% do orçamento já está comprometido.

Já para quem recebe mais de dez salários mínimos, o índice cai para 58,2%, o menor entre as faixas de renda avaliadas. Apesar do alto nível de comprometimento, os números vêm caindo nos últimos anos. Em 2022, o índice era de 72,3%. Em 2023, passou para 72%, recuou para 70,9% em 2024 e chegou a 70,5% neste ano.

Segundo Eduardo Mônaco, vice-presidente de crédito e plataformas da Serasa Experian, a queda pode estar relacionada a fatores como o mercado de trabalho mais aquecido e políticas de estímulo à renda. Ele ressalta, no entanto, que a melhora não tem impedido o avanço da inadimplência no país.

Leia mais

Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética

Mais lidas hoje