Alexandre Padilha defende projeto de farmácias em supermercados

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, manifestou apoio ao projeto de lei que permite a criação de farmácias dentro de supermercados. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro afirmou que a medida é fundamental para combater a automedicação e garantir que a população tenha acesso correto a medicamentos com a devida orientação profissional. Inicialmente, a proposta, defendida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), previa a venda de produtos isentos de prescrição diretamente nas gôndolas dos estabelecimentos. No entanto, essa versão foi reprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por questões de segurança.

A nova versão do projeto, de autoria do senador Efraim Filho (UNIÍO-PB), propõe um modelo diferente: a instalação de uma estrutura completa de farmácia, separada das demais seções do supermercado. Esses espaços deverão contar com ambiente climatizado e a presença integral de um farmacêutico responsável para orientar os consumidores.

Segundo Padilha, essa nova formatação transforma a farmácia dentro do supermercado em uma “unidade de saúde”. Ele acredita que a iniciativa pode se tornar uma parceria importante para a saúde pública, ampliando o acesso da população a medicamentos de forma segura e orientada.

“Acho que isso pode consolidar um bom mecanismo, característico para o Brasil, que a farmácia é vista como uma unidade de saúde, então tem o farmacêutico, a orientação ali. Pode ser uma parceria muito importante que amplia o acesso, inclusive, da população ao acesso correto dos medicamentos”, declarou o ministro.

Com o apoio do governo federal, a expectativa é que o projeto ganhe força e seja pautado para votação no Congresso Nacional.

Alexandre Padilha
Anvisa
Congresso Nacional

Alexandre Padilha
Anvisa
Congresso Nacional
Alexandre Padilha
Anvisa
Congresso Nacional

Leia mais

Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética

Mais lidas hoje