Clube de Jardinagem de Sorocaba encerra o primeiro semestre com homenagem à araucária e celebração junina

Fotos: Sema

O Clube de Jardinagem do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” realizou, na manhã desta quarta-feira (24), o último encontro deste primeiro semestre de 2026, com uma programação especial que uniu educação ambiental, cultura popular e confraternização. A data, tradicionalmente marcada pelas celebrações juninas em todo o Brasil, também foi dedicada à comemoração do Dia Nacional da Araucária (24 de junho).

Criado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em 2023, o Clube de Jardinagem tem como objetivo promover o aprendizado e a prática da jardinagem e da educação ambiental.

O encontro desta quarta-feira teve início com uma apresentação sobre o Dia Nacional da Araucária, instituído pelo Decreto nº 10.526/2005, destacando a importância dessa espécie símbolo da região Sul do Brasil. A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre a espécie, sensibilizando o grupo para a importância de sua conservação e valorização.

A araucária (Araucaria angustifolia) é uma gimnosperma, grupo de plantas que surgiu muito antes das plantas com flores e que representa uma importante etapa da evolução vegetal. Além de sua relevância histórica e ecológica, a espécie encontra-se ameaçada de extinção devido à intensa exploração de suas florestas. Seus pinhões servem de alimento para diversas espécies de animais, como gralhas-azuis, cutias e papagaios, além de fazerem parte da cultura, da culinária e da identidade de muitas comunidades brasileiras.

Após a apresentação, os participantes entraram no clima das festas juninas com uma animada aula de forró, organizada pelos próprios integrantes do Clube de Jardinagem. A atividade contou com a participação dos professores Fernando Ribeiro e Beatriz Cruz, que conduziram a vivência e proporcionaram momentos de aprendizado, integração e diversão. Encerrando a programação, o grupo compartilhou um lanche comunitário repleto de comidas típicas juninas.

De acordo com a Sema, o Clube de Jardinagem retomará suas atividades no mês de agosto. Os encontros são abertos ao público e ocorrem todas às quartas-feiras úteis, das 8h30 às 11h. A participação é voltada ao público com mais de 18 anos, sem a necessidade de inscrição prévia.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

Leia mais

Economia
Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses
Política
Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado
Variedades
Cavalo ferido surpreende ao se recuperar após chance zero de sobrevivência
Variedades
Gilmar Mendes defende extradição de Zambelli em novo pedido à Itália
Sorocaba
Oportunidade para todos – 50º Mutirão do Emprego oferece cerca de três mil vagas de trabalho
Tecnologia
Homem restaura gabinete e monta PC multimídia com hardware retrô; configuração inclui Pentium MMX e placa de som da Yamaha

Mais lidas hoje