Brasil terá Dia Nacional em Memória de Vítimas do Trânsito

A partir deste ano, o terceiro domingo de novembro será lembrado como o Dia Nacional de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito. A finalidade é conscientizar a população sobre medidas de segurança nas estradas e homenagear aqueles que sofreram algum tipo de acidente nas vias do país.

Além de instituir a data, a Lei nº 15.404/2026, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11), altera o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). 

A mudança inclui a previsão de apoio, por parte dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, às iniciativas da sociedade civil relacionadas ao tema.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

De acordo com o texto, esse incentivo deverá ocorrer por meio de recursos já disponíveis nos orçamentos dos órgãos públicos, além da possibilidade de destinação de verbas específicas para projetos e eventos previamente programados.

A medida busca fortalecer a participação social em ações voltadas à redução de acidentes e à promoção de um trânsito mais seguro.

Leia mais

Variedades
Lavar os pés com açúcar e limão: por que muita gente recomenda esse cuidado e quando é melhor fazer
Variedades
PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula nas redes
Sorocaba
Jogo entre Brasil e Japão será transmitido no Parque Campolim
Variedades
Morador de 40 anos monta torre de “rádio pirata” com panelas, arames e sucata no topo de uma caixa d’água e acaba parado pela Anatel após interferir em comunicações de aeroporto
Variedades
Rayan destaca papel defensivo do ataque em trabalho de Ancelotti
Sorocaba
GCM detém homem por descumprimento de medida protetiva e agressão ao pai idoso

Mais lidas hoje