UE prorroga suspensão de tarifas sobre US$ 109,8 bi em importações dos EUA

A União Europeia suspendeu por mais seis meses as tarifas sobre 93 bilhões de euros (aproximadamente US$ 109,8 bilhões) em importações dos Estados Unidos, após uma redução das tensões em relação às reivindicações do presidente americano Donald Trump sobre a Groenlândia e a retirada das ameaças de novas tarifas contra os aliados europeus, de acordo com um documento publicado no Diário Oficial da UE.

A União Europeia pareceu cogitar implementar o pacote de contramedidas em resposta às ameaças de Trump de impor tarifas a oito países europeus, seis deles membros da União Europeia, por conta da Groenlândia. No entanto, Trump recuou posteriormente, retirando as ameaças de tarifas e afirmando que um acordo sobre a ilha ártica estava próximo.

O pacote de 93 bilhões de euros da UE, que visava uma série de produtos americanos, de milho a lava-louças e motocicletas, foi preparado antes de a União Europeia e os Estados Unidos firmarem um acordo comercial no final de julho. Ele foi, então, suspenso por seis meses.

A suspensão prorrogada será aplicada de 7 de fevereiro até 6 de agosto.

O comunicado da Comissão Europeia afirma que a suspensão será mantida sob revisão, levando em consideração novos desdobramentos nas relações comerciais com os EUA, e que novas medidas poderão ser tomadas.

Leia mais

Variedades
1,2 mil artistas e 700h de ensaio: a abertura de Milão-Cortina em números
Política
Michelle divulga carta enviada por Bolsonaro no aniversário de casamento: ‘100% fiel’
Sorocaba
Saae/Sorocaba orienta nas contas de consumo sobre uso consciente e economia de água
Variedades
Lula pressiona Congresso, defende PEC da Segurança e indica novo ministério
Política
Quais são as doenças de Bolsonaro, segundo laudo da PF
Sorocaba
GCM localiza carreta abandonada com sinais de arrombamento na madrugada

Mais lidas hoje