Em entrevista ao podcast “Papo Copero”, o ex- jogador Zico, revelou ter sido o primeiro a dar uma chance para Renato Gaúcho ser técnico de futebol. “Vou dar uma informação de primeira-mão para vocês, a primeira pessoa a convidar o Renato para ser técnico fui eu” disse Zico, que o convidou para ser técnico no CFZ (Centro de Futebol Zico) do Rio de Janeiro, quando eles jogariam a terceira divisão do Campeonato Carioca.
Primeiro, Zico chamou Gaúcho para fazer um estágio no CFZ e depois ele acabou assinando um contrato em 2001 com o Madureira Esporte Clube, time carioca que deu início a sua carreira profissional como técnico.
Para o ex-treinador, era claro que Gaúcho tinha o necessário para ser um bom técnico. “O conhecimento dele de futebol, daquilo que estava envolvido no dia a dia de vestiário e treinamento, era possível saber que ele tinha um bom perfil para comandar“, explicou Zico.
Zico diz ainda que fica muito feliz por todo o sucesso do técnico por onde passa e que Gaúcho poderia facilmente ser um dos técnicos da Seleção Brasileira. Para o ídolo do Flamengo, os times que o treinador comanda jogam solto e para vencer, e que o clima criado por ele entre os atletas, faz com que os jogadores dentro de campo tenham prazer em correr mais para ajudar o time e deixar o treinador feliz.
Os dois ídolos se conhecem desde quando jogaram juntos no Flamengo no final dos anos 80. Juntos, eles ganharam títulos como a Copa União de 1987 e a Taça Guanabara em 1988, e formaram uma amizade imediata. “Nós nos demos muito bem já de cara, e além do maravilhoso jogador que ele é, é uma figura humana espetacular”, contou o eterno camisa 10 da Gávea.
