Um forte temporal atingiu a cidade de Manaus, capital do Amazonas, na tarde deste domingo (5).
O vendaval chegou a arrancar as telhas de alguns imóveis. Segundo a Defesa Civil, a chuva foi intensa e concentrada em um curto período de tempo.
O maior volume foi registrado na zona sul da cidade, em especial na região do bairro Santa Luzia, com 49 milímetros de precipitação, segundo dados do monitoramento meteorológico.
Veja imagens do vendaval cedidas pelo Rota Diária:
Em apenas 12 horas, a cidade registrou acumulados de chuva acima de 30 mm. Os bairros mais afetados foram:
- Santa Etelvina: 43,2 mm
- Tarumã: 40,1 mm
- Redenção: 39,1 mm
- Compensa: 31,1 mm
- Bairro da União: 30,3 mm
A Defesa Civil informou que foram registrados alagamentos pontuais decorrentes do transbordamento de igarapés, acúmulo de lixo e obstrução de bueiros.
Ausência do sinal de alerta
O alarme sonoro de emergências climáticas não foi emitido. Segundo a Defesa Civil, o sistema ainda está em fase de entrega e implantação gradual no município. O órgão ainda justificou que a chuva foi intensa, mas não configurou o cenário necessário para o acionamento do alarme.
Já o alerta por SMS está ativo para casos de chuvas intensas ou alagamentos pontuais, além de redes sociais oficiais e grupos comunitários de WhatsApp.
Para receber avisos, o cidadão deve enviar um SMS para 40199 com o CEP da residência. Após o envio, o sistema confirma o cadastro e passa a encaminhar alertas e recomendações preventivas.
*Sob supervisão de Douglas Porto