Variações do indicador do arroz são menos intensas

Os preços do arroz em casca pagos aos produtores seguem em queda no Rio Grande do Sul. Isso é o que indicam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Pesquisadores do instituto destacam, contudo, que as variações têm sido menos intensas nesta semana. Muitos vendedores consultados pelo Cepea estão afastados do mercado spot, aguardando alguma ação oficial por parte do governo (por meio de leilões).

Além disso, esses agentes estão focados no avanço do cultivo da nova safra de arroz. Do lado comprador, enquanto alguns estavam ativos apenas para reposição de estoques, outros sinalizaram valores maiores, no intuito de formar estoques. Enquanto isso, as estimativas de oferta nacional seguem sendo ajustadas negativamente, mas não devem alterar a disponibilidade interna.

No cenário mundial, a oferta da temporada 2025/26 também deve ser semelhante à da temporada 2024/25. No campo, dados do dia 13 do Irga mostram que a semeadura da safra 2025/26 entrou na reta final no Rio Grande do Sul, com 86,31% já cultivados.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Leia mais

Variedades
Polícia investiga execução de segurança à queima-roupa; veja imagens
Variedades
No BBB 26, Edilson Capetinha relembra conselho a Felipão antes do 7 a 1: ‘Bernard é ruim p…’
Sorocaba
Guarda Civil apreende motocicleta adulterada e prende condutor em flagrante
Variedades
Wall Street sobe após resultados trimestrais da TSMC e de grandes bancos
Sorocaba
Cras Móvel levará atendimento ao Mercado Distrital de Sorocaba na próxima quarta-feira (21)
Economia
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025

Mais lidas hoje