Urnas abrem em Portugal para segundo turno das eleições presidenciais

As urnas em Portugal abriram às 8h (5h do horários de Brasília) deste domingo (8) no primeiro segundo turno das eleições presidenciais do país em 40 anos. A votação acontece em meio à crescente fragmentação política.

O candidato de esquerda António José Seguro deverá obter uma vitória no segundo turno das eleições presidenciais portuguesas, segundo as pesquisas de opinião. Ele recebeu o apoio de importantes conservadores para impedir a vitória do candidato de direita, André Ventura.

Enquanto Seguro e Ventura encerravam suas campanhas nas áreas atingidas por tempestades em Portugal na sexta-feira (6), todas as pesquisas indicavam que Seguro obteria entre 50% e 60% dos votos, aproximadamente o dobro da porcentagem de Ventura. Cerca de dois terços dos entrevistados disseram que jamais votariam em Ventura.

Ventura, um carismático ex-comentarista esportivo, disse estar “estupefato” com o apoio da centro-direita a Seguro. No entanto, espera-se que a votação amplie ainda mais sua influência política, refletindo a ascensão da extrema-direita em toda a Europa.

A eleição ocorre em um momento em que a Península Ibérica está sendo castigada pela tempestade Marta, a mais recente de uma série de tempestades nas últimas semanas que trouxeram chuvas fortes, trovões, neve e ventos intensos.

Em Portugal, as fortes chuvas obrigaram três cidades a adiar a votação presidencial de domingo (8) para a próxima semana. As autoridades mobilizaram mais de 26.500 socorristas para lidar com os impactos.

Embora a presidência portuguesa seja um cargo em grande parte cerimonial, ela carrega um peso político significativo em momentos de crise, já que o chefe de Estado pode dissolver o parlamento, destituir o governo, convocar eleições antecipadas e vetar leis.

O presidente conservador, Marcelo Rebelo de Sousa, está no cargo desde 2016 e está constitucionalmente impedido de concorrer a um terceiro mandato consecutivo de cinco anos. Ele usou seu poder para convocar eleições antecipadas três vezes, em 2021, 2023 e 2025.

Leia mais

Variedades
Sampaio Corrêa atualiza estado de saúde de atleta que convulsionou em campo
Variedades
Latinos demais para ser minimalistas
Esportes
Super Bowl LX: Tudo que você precisa saber sobre a grande final da NFL
Economia
Comprar carro ou assinatura: Qual a melhor opção para o seu bolso?
Economia
Tudo sobre como declarar rendimentos de Uber e 99 no Imposto de Renda 2026 e deduzir despesas
Variedades
Estudante cria poeira cósmica artificial que pode explicar origem da vida

Mais lidas hoje