Trump instruiu mediadores a concluir o acordo sobre Gaza, dizem autoridades

O presidente Donald Trump instruiu o enviado especial Steve Witkoff e Jared Kushner a “concluir o acordo” sobre Gaza antes de partirem para o Egito, segundo autoridades americanas de alto escalão.

Os principais negociadores viajaram para Sharm el-Sheikh assim que perceberam que o Hamas queria finalizar um acordo e que o grupo não via mais os reféns como uma vantagem. Trump lhes deu “plenos poderes para ir e fazer o que fosse necessário para fechar o acordo”, explicou uma das autoridades.

Havia a percepção de que finalizar o acordo pessoalmente era importante, disseram as autoridades, sendo que uma delas afirmou que “todo mundo conseguia ver a linha e queria cruzá-la”.

A primeira autoridade americana disse que não havia a sensação de precisar aplicar “pressão” sobre Israel, porque o governo Netanyahu confiava que Trump “não iria pedir nada que comprometesse a segurança deles”.

“Porque eles sabem que, se concordarem juntos sobre qual deve ser o estado final, o presidente Trump e sua equipe poderão ter conversas muito mais francas e criativas com Israel sobre como chegar lá”, disse a autoridade.

Leia mais

Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%
Variedades
SP inicia vacinação em gestantes para proteger bebês contra bronquiolite

Mais lidas hoje