O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não está “nem um pouco preocupado” com a formação de um eixo contra os Estados Unidos formado pela China e a Rússia.
Os comentários de Trump no “Scott Jennings Radio Show” foram feitos após o presidente chinês, Xi Jinping, receber líderes mundiais, incluindo o presidente russo, Vladimir Putin, em uma cúpula na China na segunda-feira (1°).
Trump disse: “Não estou nem um pouco preocupado”. Ele acrescentou: “Temos, de longe, as forças armadas mais fortes do mundo. Eles nunca usariam suas forças armadas contra nós. Acredite em mim.”
Durante a recepção de Putin na China, o presidente chinês descreveu o líder russo como um “velho amigo”.
Xi também se reuniu na segunda-feira com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em meio às tarifas de Trump contra a Índia, em parte como punição pela compra de petróleo russo.
Entenda desfile militar na China
A China se prepara para lançar na quarta-feira (3), no horário local, (terça-feira à noite em Brasília) o desfile militar em comemoração ao aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. A parada deve ser a maior exibição da nova geração de armas chinesas em mais de seis anos e já atrai a atenção do público internacional.
A expectativa nas ruas de Pequim vem crescendo nos últimos dias, enquanto os militares ensaiam para celebrar as oito décadas da rendição do Japão, em 1945. Para além de comemorar a derrota de seu antigo e violento colonizador, especialistas avaliam que a China também busca demonstrar que é um ator militar capaz de rivalizar com adversários atuais, como os Estados Unidos.