Trump diz não estar preocupado com eixo Rússia-China contra os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não está “nem um pouco preocupado” com a formação de um eixo contra os Estados Unidos formado pela China e a Rússia.

Os comentários de Trump no “Scott Jennings Radio Show” foram feitos após o presidente chinês, Xi Jinping, receber líderes mundiais, incluindo o presidente russo, Vladimir Putin, em uma cúpula na China  na segunda-feira (1°).

Trump disse: “Não estou nem um pouco preocupado”. Ele acrescentou: “Temos, de longe, as forças armadas mais fortes do mundo. Eles nunca usariam suas forças armadas contra nós. Acredite em mim.”

Durante a recepção de Putin na China, o presidente chinês descreveu o líder russo como um “velho amigo”.

 

Xi também se reuniu na segunda-feira com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em meio às tarifas de Trump contra a Índia, em parte como punição pela compra de petróleo russo.

Entenda desfile militar na China

A China se prepara para lançar na quarta-feira (3), no horário local, (terça-feira à noite em Brasília) o desfile militar em comemoração ao aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. A parada deve ser a maior exibição da nova geração de armas chinesas em mais de seis anos e já atrai a atenção do público internacional.

A expectativa nas ruas de Pequim vem crescendo nos últimos dias, enquanto os militares ensaiam para celebrar as oito décadas da rendição do Japão, em 1945. Para além de comemorar a derrota de seu antigo e violento colonizador, especialistas avaliam que a China também busca demonstrar que é um ator militar capaz de rivalizar com adversários atuais, como os Estados Unidos.

Leia mais

Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%
Variedades
SP inicia vacinação em gestantes para proteger bebês contra bronquiolite

Mais lidas hoje