Trump agradece a países árabes por negociação com o Hamas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu aos países que ajudaram a mediar o acordo para acabar com a guerra em Gaza, após a resposta do Hamas nesta sexta-feira (3).

“Quero agradecer aos países que me ajudaram a montar isso. Catar, Turquia, Arábia Saudita, Egito, Jordânia e tantos outros. Tanta gente lutou tanto. Este é um grande dia. Veremos como tudo se desenrola. Temos que estabelecer a palavra final concretamente”, afirmou o presidente na mensagem.

Trump também disse que está ansioso pelo retorno dos reféns para suas famílias: “Alguns reféns, infelizmente, vocês sabem a condição em que estão, mas seus pais os querem de volta tanto quanto se estivessem vivos”.

Entre os cerca de 50 reféns que continuam em Gaza, Israel estima que apenas 20 estejam vivos. O Hamas disse, no entanto, que está disposto a entregar todos os corpos dos reféns mortos e libertar os que sobraram.

“Então, eu só quero que saibam que este é um dia muito especial, talvez sem precedentes em muitos aspectos, é sem precedentes”, completou Trump no vídeo.

O líder dos EUA disse ainda que recebeu muita ajuda de vários países, todos “unificados no desejo de que esta guerra terminasse e de ver a paz no Oriente Médio”. O presidente concluiu afirmando que a paz está próxima e que todos serão tratados de forma justa.

A resposta do Hamas à proposta de Trump foi divulgada nesta sexta. Em um comunicado, o grupo palestino disse que está pronto para engajar imediatamente em negociações através de mediadores para discutir detalhes do acordo.

O Hamas reiterou o acordo de entregar a administração da Faixa de Gaza a um organismo palestino independente “com base no consenso nacional palestino e com apoio árabe e islâmico”.

Segundo um funcionário do Hamas, o grupo não se desarmará antes do fim da ocupação israelense.

Em uma postagem na rede social Truth Social, Trump disse que o Hamas parece estar pronto para uma “paz duradoura” em Gaza e afirmou que Israel deve parar de bombardear o território palestino imediatamente, enquanto os detalhes dos próximos passos são negociados.

Leia mais

Variedades
SP: vídeo mostra momento em que criminosos assaltam loja em shopping
Variedades
Mulher e criança se penduram em ar condicionado ao tentar fugir de incêndio
Variedades
Governo estende política de classificação indicativa para apps
Variedades
Economia circular impulsiona ações ambientais no setor varejista
Variedades
Defesa de Buzeira se manifesta após prisão de influencer: “É trabalhador”
Variedades
Vasco visita o Fortaleza contra jejum de 22 anos pela Série A do Brasileiro

Mais lidas hoje