Tempestade de inverno nos EUA deixa 160 mil pessoas sem energia

A intensa tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos já deixou mais 160 mil pessoas sem energia elétrica no oeste do Texas e ameaça paralisar os estados do leste com fortes nevascas.

Meteorologistas dizem que neve, granizo e chuva congelante, acompanhados de temperaturas perigosamente baixas, devem atingir os dois terços orientais do país neste domingo (25) na próxima semana.

 

O Departamento de Energia dos EUA anunciou no sábado (24) a emissão de uma ordem de emergência autorizando o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas a implantar recursos de geração de energia de reserva em centros de dados e outras instalações importantes, com o objetivo de limitar os apagões no estado.

Ao classificar a tempestade como “histórica”, o presidente Donald Trump aprovou no sábado (24) declarações federais de emergência e desastre na Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.

“Continuaremos monitorando e mantendo contato com todos os estados na trajetória desta tempestade . Mantenham-se seguros e aquecidos”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social.

Dezessete estados e o Distrito de Columbia declararam estado de emergência devido às condições climáticas, informou o Departamento de Segurança Interna.

Mais de 4 mil voos programados para sábado haviam sido cancelados, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware. Mais de 9 mil voos originalmente marcados para domingo também foram cancelados pelo mau tempo.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA alertou para uma tempestade de inverno excepcionalmente extensa e de longa duração, que trará um acúmulo generalizado e pesado de gelo no sudeste do país, onde podem ser esperados “impactos que variam de incapacitantes a localmente catastróficos”.

Os meteorologistas previram temperaturas recordes de frio e sensação térmica perigosamente baixa, que chegariam ainda mais à região das Grandes Planícies dos EUA na segunda-feira (26).

Leia mais

Variedades
BBB 26: Filha de Kelly Key, Suzanna Freitas, sobe ao palco após show
Variedades
Kelly Key revela voo de oito horas de Angola ao Brasil para show no BBB 26
Economia
Mercado aposta em manutenção da Selic em janeiro
Variedades
Homem morre em Minneapolis após ser baleado por agentes federais
Variedades
Trump aprova declarações de emergência para mais 10 estados por mau tempo
Política
Análise de veto de Lula ao PL da Dosimetria deve ser prioridade no Congresso

Mais lidas hoje