Tarcísio diz que Brasil deveria permitir vitória dos EUA no tarifaço

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil deveria “dar algumas vitórias” aos Estados Unidos nas negociações sobre tarifas comerciais. A fala foi feita durante um evento em São Paulo e gerou reação imediata do governo federal. Segundo Tarcísio, o presidente norte-americano Donald Trump “gosta de colecionar vitórias” e o Brasil poderia fazer gestos simbólicos para conquistar benefícios em troca. Entre os exemplos citados pelo governador está a possibilidade de o país deixar de importar combustíveis da Rússia e, em contrapartida, negociar diretamente com os Estados Unidos.

Na avaliação de Tarcísio, tal medida poderia abrir espaço para que o Brasil conseguisse reduzir tarifas sobre produtos como máquinas, equipamentos, café, pneus, proteína animal e pescado. A declaração foi criticada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que usou as redes sociais para afirmar que “a soberania nacional não é algo para se dar de presente”. Ela questionou a postura de Tarcísio e afirmou que o governador “se distancia cada vez mais dos interesses do país e da população” ao se aproximar de banqueiros e bilionários.

O histórico de apoio de Tarcísio a Donald Trump também foi lembrado. Durante as eleições norte-americanas, o governador chegou a publicar vídeo utilizando um boné com o slogan de campanha do republicano, “Make America Great Again”. Parlamentares alinhados à oposição, como Eduardo Bolsonaro, também defendem um maior alinhamento do Brasil com os Estados Unidos e um reposicionamento institucional que permita acordos sobre tarifas comerciais. O governo federal, entretanto, reforça que não haverá concessões dessa natureza e que a estratégia seguirá no âmbito das negociações econômicas e comerciais multilaterais.

Leia mais

Variedades
Governo avalia encontro entre Lula e Trump durante viagem à Malásia
Variedades
Prova promete movimentar as ruas de São Paulo
Variedades
Chefe do departamento médico do Corinthians pede desligamento
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba garante vagas reservadas e estrutura cursos específicos para mães atípicas
Variedades
Fukunaga deixa presidência da Previ, maior fundo de pensão do país
Variedades
Polícia descobre 120 mil cartuchos falsos de impressora em Campinas (SP)

Mais lidas hoje