Tarcísio celebra rebaixamento de escola de samba que homenageou Lula: ‘Já vai tarde’

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), celebrou nesta quinta-feira (19) o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói, agremiação que homenageou o presidente Lula (PT). Tarcísio disse que o resultado foi o esperado. “Não poderia ter tido outra repercussão, já vai tarde. O rebaixamento é muito bem-vindo, fiquei muito feliz”, comemorou o governador.

Tarcísio cumpria agenda em Itapecerica da Serra e, em entrevista coletiva, deu sua opinião sobre o desfile da Acadêmicos de Niterói. “O carnaval da Acadêmicos de Niterói foi de péssimo nível, péssimo gosto, uma infelicidade da escola de samba que apostou no divisionismo, resolveu atacar a família, os evangélicos, eu me senti agredido“, disse o governador.

Na última segunda-feira (16) Tarcísio fez uma publicação nas redes sociais criticando o desfile e alegou propaganda política antecipada por parte do PT. No vídeo, ele diz que as autoridades usam o “poder público parcial e seletivo”, enquanto, do outro lado, é aplicado rigorosamente a lei contra opositores.

Tarcísio relembra as acusações feitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, quando ele foi declarado inelegível por abuso de poder político e uso inelegível dos meios de comunicação, e compara com o desfile em homenagem a Lula. Ele diz que, “se não foi propaganda antecipada, o que será então?”. Ele finaliza ao dizer que o desfile, sendo veiculado em TV aberta, deixa a intenção de propaganda eleitoral antecipada e espera o mesmo rigor agora contra o PT.

Acadêmicos de Niterói rebaixada

A Acadêmicos de Niterói sofreu com acusações da oposição desde o dia do desfile, no domingo (15), e terminou a apuração com 264.6 pontos, em 12º lugar, a última posição.

O samba, puxado por Emerson Dias, abordou a infância de Lula no agreste pernambucano, a mudança para o Sudeste, e seu papel como sindicalista e como político. Lula acompanhou o desfile na Sapucaí e chegou a descer do camarote para cumprimentar o mestre-sala e a porta-bandeira da escola.

Apesar de ter tido uma repercussão com os louvores ao petista e as críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os apoiadores dele, como conservadores enlatados e o Bolsonaro como um palhaço preso entre grades, a Acadêmicos de Niterói ficou atrás em todos os quesitos pontuados pelos jurados do carnaval carioca.

O quesito que a escola teve menor pontuação foi em fantasias. O enredo, que conta a história de Lula, foi considerado o pior entre todas as 12 escolas. Outros pontos onde a Acadêmicos de Niterói ficou muito atrás das outras agremiações foram alegoria e adereços, bateria, mestre-sala e porta-bandeira.

Leia mais

Variedades
Morre aos 40 anos Tiago West, conhecido por quadro com poesia sobre Recife
Variedades
Governo de Goiás propõe revogar ‘taxa do agro’ destinada ao Fundeinfra
Sorocaba
Taça Manchester Paulista 2026 tem 19 jogos neste domingo (22)
Variedades
Camisa usada em estreia de novato da NBA é vendida por mais de R$ 5 milhões
Esportes
Santos é proibido pela FIFA de fazer novas contratações devido a dívida de 2023
Sorocaba
Motocicleta furtada é recuperada pela GCM na Vila Barão

Mais lidas hoje