Tarciana Medeiros, do BB, é eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, foi eleita a 18ª mulher mais poderosa do mundo em 2025 na 22ª lista feita pela Forbes, divulgada nesta quinta-feira (11).

Aos 47 anos, Tarciana é a primeira mulher a ocupar o cargo no segundo maior banco da América Latina e também a única brasileira a ser eleita na edição deste ano da lista.

A presidente trabalha na instituição desde 2000, no qual supervisionava o escritório de negócios de varejo da empresa. Medeiros foi promovida ao cargo de diretora executiva em janeiro de 2023.

Trajetória profissional

Antes de alcançar grande reconhecimento nacional e internacionalmente, Tarciana Medeiro começou sua trajetória de lugares bem mais distantes do cargo executivo.

Em entrevista a Forbes em 2023, a presidente do BB comentou que iniciou sua carreira em 1988 como feirante e 10 anos depois se tornou professora.

Nos anos 2000, Medeiros ingressou no Banco do Brasil por meio de um concurso, e iniciou o percurso em uma agência em Posto da Mata, no interior da Bahia. Ocupando cargos de gerência, a presidente também atuou em superintendências nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Evoluindo na rede de varejo e gestão de relacionamentos com clientes em várias cidades, Medeiros alcançou em 2015 a liderança da Superintendência Comercial do BB Seguros.

3 anos depois, ela assumiu a Superintendência Executiva Comercial da empresa. No ano seguinte, começou a atuar como executiva na Diretoria de Soluções em Empréstimos e Financiamentos, onde fiou até 2021, quando se tornou Gerente Executiva na Diretoria de Clientes Varejo – último cargo antes da presidência.

Além das marcas que conquistou desde seu começo no BB, a presidente – formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão – também atua em causas de interesse coletivo.

Em 2023,  defensora de políticas ambientais discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a importância de se obter mais financiamento para empresas ambientalmente sustentáveis.

Logo depois, Medeiros conseguiu firmar uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável.

Líderes mais influentes

Na 22ª edição da lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo  produzida pela Forbes, a revista determinou quatro métricas principais para definiras as eleitas: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.

No caso das CEOs de empresas, como Tarciana, alguns fatores relevantes para a avaliação foram as receitas, avaliações e número de funcionários.

Já no caso de líderes políticas, PIB (Produto Interno Bruto) e população foram os principais determinantes para o ranking.

Além da presidente do BB, outras mulheres também ganharam bastante destaque na edição deste ano, que recebeu 17 novas personalidade influentes no mundo.

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi ficou em evidência no 3ª lugar da lista. A parlamentar se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo tão alto no país.

Logo na frente, as presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Banco Central Europeu, Christine Lagarde ficaram em evidência com o1º e 2º ugar da lista, respectivamente,

Ambas as representantes foram as primeiras mulheres a se tronaram presidentes de grandes associações europeias em 2019.

*Sob supervisão de Pedro Zanatta.

Leia mais

Variedades
Brasil está entre países afetados por aumento de tarifas do México
Política
Deputado Paulo Bilynskyj afirma que sala onde Bolsonaro está preso é inadequada
Sorocaba
GCM intervém em caso de roubo com réplica de arma de fogo no Centro da cidade
Política
Assembleia de SC aprova fim de cotas raciais
Sorocaba
Profissionais que atuam na rede de proteção às mulheres vítimas de violência participaram de Fórum Regional nesta quarta-feira (10)
Variedades
Entenda porque Carol Lekker foi expulsa da ‘A Fazenda 17’

Mais lidas hoje