O Super Bowl LX acontece neste domingo (8), às 20h30. A grande final do NFL, liga americana de futebol americano, é o evento anual mais assistido do mundo. Neste ano, a partida será disputada entre o New England Patriots e o Seattle Seahawks, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia.
O time de Massachusetts volta a disputar o título da liga depois de 7 anos, quando bateu o Los Angles Rams e conquistou seu sexto anel de campeão. Já o Seahawks não joga a final desde 2015, quando perdeu justamente para os Patriots, com direito a interceptação faltando 20 segundo para o fim do jogo.
O New England Patriots chega nessa final dando a volta por cima. Na temporada passada, o time liderado pelo quarterback Drake Maye terminou o ano como um dos piores da liga, com apenas 4 vitórias e 13 derrotas.
Já neste ano, foram 14 vitórias e três derrotas na temporada regular, sendo o segundo melhor time da Conferência Leste. Maye mostrou mais maturidade na condução do time, que se aproveitou de agentes livres como o recebedor Stefon Diggs e o line backer Harold Landry III, que tiveram impacto imediato o time. Caso seja campeão, o Patriots chegaria a sete títulos e se isolaria como franquia mais vencedora da história da liga.
Caso leve a taça, Maye se tornará o QB mais novo a conquistar o feito, superando Ben Roethlisberger por alguns meses. Ele tem apenas 8 interceptações na temporada, 31 touchdowns e um braço capaz de jogadas muito longas, que deve ser um fator caso o Patriots leve a melhor no domingo.
O Seahawks também é palco de outra reviravolta. Sam Darnold, quarteback da equipe, recuperou a carreira quando ninguém mais acreditava nela. Após oito anos e cinco times diferentes, o jogador de 28 anos encontrou sua casa em Seattle.
Com campanha idêntica ao rival, o Seahawks apostou em Darnold após ele ser mandado embora do Minnesota Vikings, mesmo levando o time aos playoffs. Ele se tornou o primeiro jogador escolhido na classe de 2018 a ir ao Super Bowl, deixando para trás Baker Mayfield, Josh Allen e Lamar Jackson.
Embora exista um leve favoritismo para o Seahawks, a promessa é que o jogo seja muito equilibrado. Dois times de campanhas iguais, com defesas fortes tanto contra a corrida como o passe, e dois quarterbacks que querem mostrar que merecem o seu lugar na NFL
Show do intervalo
O show do intervalo do Super Bowl é sempre uma das atrações mais comentadas. Neste ano, o entretenimento ficara por conta do astro Bad Bunny. O cantor foi o mais ouvido do Spotify em 2025, além de levar três Grammys na última premiação. O porto-riquenho de 31 anos deve levar os sucessos como “DtMF” para o palco e trazer o ritmo latino para o público.
O show de abertura do jogo fica por conta da banda Green Day, banda de pop punk com quase 40 anos de estrada e 13 álbuns. O grupo tem histórico de críticas em relação aos governantes do país, e foi citada como uma das razões de Donald Trump não ir ao jogo.
“Sou contra ambos. Acho uma escolha terrível. Tudo o que isso faz é semear ódio”, disse o presidente ao jornal New York Times. Os dois já se posicionaram contra os abusos cometidos pelo ICE contra imigrantes.

