Sudeste concentrou 50% dos alertas de Desastres Naturais emitidos em 2025

A região Sudeste do Brasil concentrou aproximadamente 50% dos alertas emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden) em 2025.

A unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação emitiu 2.505 alertas no ano passado, considerando 1.133 municípios monitorados. O número é o menor nos últimos seis anos. A média de avisos diários no ano passado foi de 6,86.

Os dados foram divulgados pelo Cemaden durante a reunião mensal de Avaliação e Previsão de Impactos de Extremos de Origem Hidro-Geo-Climático em Atividades Estratégicas para o Brasil.

Dos 2,5 mil alertas, 56% (1.395) estiveram associados a alertas hidrológicos, envolvendo inundações, enxurradas e alagamentos, e 44% (1.110) associados a geo-hidrológicos, como deslizamentos de terra.

Em termos de severidade, 88% (2.212) se concentraram no nível moderado e estiveram relacionados a episódios recorrentes de chuvas. Os alertas de nível alto somaram 10%, enquanto 0,95% foram de nível muito alto.

Ocorrências de desastres

O Cemaden registrou 1.493 ocorrências de desastres em 2025 nos municípios monitorados. O número é o menor desde 2020, quando foram registradas 1.456 ocorrências, e o centro monitorava 958 municípios.

“A trajetória observada sugere que as oscilações anuais observadas refletiram predominantemente a intensidade e a distribuição espacial dos eventos geo-hidrológicos, em especial o contexto de maior exposição territorial e vulnerabilidades, além de maior capacidade de registro dos impactos associados a esses eventos”, destacou o tecnologista da Sala de Situação do Cemaden, Rafael Luiz.

Do total de ocorrências no ano passado, houve predomínio dos episódios de origem hidrológica, com 68% frente a 32% de origem geológica. A região Sudeste concentrou 43% das ocorrências.

Em termos de impacto, 89% das ocorrências foram classificadas como de pequeno porte. De acordo com o Cemaden, esses registros envolvem episódios isolados com danos restritos ao nível de ruas e bairros.

*Sob supervisão de Thiago Félix

Leia mais

Variedades
Pfeifer: Acordo Mercosul-UE é bom, mas ausência de Lula enfraquece Brasil
Variedades
Esposa de Pedro do ‘BBB 26’ se pronuncia sobre assédio contra Jordana: ‘Espero que ele pague pelo erro’
Variedades
Açaí é oficializado como fruto nacional para proteger patrimônio amazônico
Sorocaba
Sorocaba amplia cuidado integral e prevenção em saúde na rede municipal de ensino em 2025
Variedades
Saiba quem são os suspeitos de matar três pacientes em hospital de Brasília
Sorocaba
Roda de conversa com escritores sorocabanos é realizada na Biblioteca Municipal nesta sexta-feira (23)

Mais lidas hoje