Pelo terceiro dia consecutivo, São Paulo amanhece com grande parte da população sem energia elétrica. São cerca de 830 mil pessoas que ainda não tiveram o abastecimento restabelecido pela Enel — concessionária responsável pelo abastecimento — nesta sexta-feira (12).
Em nota, a companhia informou que, em certas localidades, o restabelecimento é mais complexo por envolver a reconstrução da rede, substituição de postes, transformadores e, em alguns casos, a recondução de cabos quilométricos.
Devido ao ciclone extratropical que atingiu o estado nos últimos dias, SP enfrentou as consequências geradas pelo fenômeno. Foram registrados, desde segunda-feira (8), mais de 1.600 chamados para queda de árvores, além de trânsito intenso, falhas no transporte público e falta de energia.
Surgiram ainda, nesta quinta-feira (11), 500 mil novos casos de queda de energia que ingressaram ao longo do dia, em razão da continuidade dos ventos pela manhã.
Neste momento, 830 mil clientes, seguem sem energia.
O que diz a Enel
A companhia informou, no entanto, que restabeleceu a energia para 1,8 milhões, dos 2,2 mi de clientes que foram afetados pela falta de luz, e que segue trabalhando para a retomada completa em todo o estado.
Para recompor todo sistema de energia, a distribuidora afirmou que tem mobilizado 1.600 equipes em campo ao longo do dia para atuarem nas solicitações.
Em nota, a companhia disse que segue comprometida com a operação de atendimento a emergências e completo restabelecimento.
“A Enel São Paulo reforça que seguirá trabalhando até restabelecer a energia para todos os clientes afetados pelos efeitos do ciclone. A distribuidora orienta que os consumidores priorizem os canais digitais para comunicar falta de luz.”, diz a pasta.
Para situações que necessitam de prioridade, a Enel conta com 700 geradores.
Queda de árvores
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 1.642 chamados para quedas de árvore, 26 para desabamento e cinco para enchentes na capital e Grande São Paulo, nesta quarta-feira (10).
Na manhã desta quinta (11), no período das 0h00 às 5h45, na capital e região metropolitana de SP, foram 17 chamados para quedas de árvores e dez para desabamentos.
Um dos troncos caídos afetou a porta da Japan House, casa de exposições de cultura japonesa, localizada na Avenida Paulista. Em um comunicado publicado nas redes sociais, o estabelecimento informou que as atividades previstas foram canceladas e que já toma providências para a normalização.
-
1 de 17Árvore afetou a entrada da Japan House, na Avenida Paulista • Reprodução/Telma Shiraishi/Instagram
-
2 de 17As ventanias passaram dos 90 km/h na capital paulista • Reprodução
-
3 de 17Foram 514 chamados para quedas de árvore na capital e Grande São Paulo entre 00h e 12h • Reprodução
-
-
4 de 17Moradores da zona sul da capital também registraram queda de árvore na Praça da Árvore • Reprodução
-
5 de 17Árvore caída na Avenida São Paulo, São Bernardo do Campo • Reprodução/Enel
-
6 de 17Árvore caída na Rua Ipanema, Ribeirão Pires • Reprodução/Enel
-
-
7 de 17Árvore caída na estrada Municipal Sítio do Moinho, Santana do Parnaíba • Reprodução/Enel
-
8 de 17Árvore caída na estrada Municipal Sítio do Moinho, Santana do Parnaíba • Reprodução/Enel
-
9 de 17Ponte Itapigue foi afetada pelas chuvas • Defesa Civil do Estado de São Paulo
-
-
10 de 17Guareí (SP) teve 30 casas afetadas por conta de alagamentos • Defesa Civil do Estado de São Paulo
-
11 de 17Apesar dos estragos, ninguém se feriu e nenhum morador ficou desalojado • Defesa Civil do Estado de São Paulo
-
12 de 17Uma cratera se abriu na Rodovia Castello Branco (SP-280) após as fortes chuvas que atingiram São Paulo nos últimos dias • Reprodução
-
-
13 de 17Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri, houve “afundamento de pista” na alça de acesso do km 23, sentido capital • Reprodução
-
14 de 17 -
15 de 17Estrutura de posto de combustível cai após ventania em Diadema • Reprodução
-
-
16 de 17Ventania de mais de 90 km/h derruba árvores e causa queda de energia em SP • Reprodução
-
17 de 17De acordo com a Defesa Civil, uma pessoa morreu em Campos do Jordão • Reprodução/Defesa Civil
*Sob supervisão de Tonny Aranha

