O Estado de São Paulo atravessa um período de calor intenso, com índices de temperaturas elevados e previsão de pancadas de chuva, ao longo dos próximos dias. Entre esta segunda-feira (12) e a quinta-feira (15), o cenário permanece de sol, sensação de abafamento e chuva isolada no fim da tarde e à noite.
Nesta terça-feira (13), a previsão indica sol entre nuvens, abafamento e pancadas de chuva pontuais no decorrer do dia, localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A máxima está prevista para 31°C na região metropolitana da capital, Campinas e em São José do Rio Preto.
Segundo a Defesa Civil, o aquecimento diurno, em conjunto com à umidade do oceano e da região amazônica, favorece condições para temporais com raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Não há, até este momento, áreas específicas com maior destaque para acumulados, mas o potencial de transtornos em pontos vulneráveis segue alto.
Já na sexta-feira (16), a aproximação de uma frente fria pode provocar chuva mais forte e persistente, com vento e descargas elétricas, principalmente na faixa leste paulista.
Litoral e interior paulista
No litoral norte de SP, São Sebastião atingiu 41,8°C nesta segunda (12), a maior temperatura do estado no dia, segundo dados do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). Outras cidades também encararam o calor intenso, como: Pariquera-Açu (39,4°C), Miracatu (38,9°C), Pedro de Toledo (38,2°C) e Registro (38,1°C).
No interior, São Simão e Juquiá marcaram 37,8°C, enquanto Iguape chegou a 37,6°C e Capivari a 36,1°C.
Na Baixada Santista, em Ribeirão Preto e em São José dos Campos, os termômetros podem alcançar 32°C. Já na região de Presidente Prudente, a máxima prevista é de 30°C, enquanto na região de Registro pode chegar a 33°C.
Orientações
- Beber água com frequência;
- Evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
- Usar roupas leves, claras e protetor solar;
- Procurar locais ventilados e à sombra;
- Redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais;
- Ter cuidado ao acessar locais vulneráveis;
- Em dias de chuva, acompanhar a previsão do tempo e fique atento aos alertas da Defesa Civil.
Em emergências, os telefones são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
*Sob supervisão de Tonny Aranha

