SP: Policial acusado de matar lutador Leandro Lo é demitido da PM

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) demitiu o 1° Tenente da Polícia Militar de São Paulo, Henrique Otávio Oliveira Velozo, acusado de matar o campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo. A demissão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22), e cumpre decisão do TJMSP (Tribunal de Justiça Militar) proferida em junho.

A exoneração está fundamentada no Artigo 23, Inciso I, alínea “c”, da Lei Complementar nº 893, de 2001, que determina que um oficial da PM “pode ser demitido se for considerado inidôneo moral ou profissionalmente para a promoção ou se revelar incompatibilidade para o exercício da função policial-militar, mediante sentença passada em julgado no tribunal competente”.

A demissão ocorre pouco mais de três anos após a morte do lutador, em agosto de 2022. Leandro Lo, octacampeão mundial da modalidade, estava em um show no Clube Sírio, na zona Sul de São Paulo, quando foi baleado na cabeça. De acordo com as investigações, Lo se envolveu em uma discussão com o PM. Em um primeiro momento, o lutador teria derrubado Velozo, que o teria provocado.

O PM, então, teria se retirado do local e retornado armado, efetuando um disparo fatal na cabeça do atleta. Após o disparo, o policial ainda teria chutado Lo duas vezes, mesmo com o lutador já desacordado no chão, antes de deixar o local.

No dia seguinte, Henrique Velozo se apresentou à Corregedoria da Polícia Militar e foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. A Justiça decretou prisão temporária, que posteriormente foi convertida em preventiva. O PM foi indiciado por homicídio por motivo fútil.

Com a demissão, o PM deixa de receber o soldo de R$ 10,8 mil que havia sido garantido pelo STF até que o caso fosse concluído na Justiça Militar.

Em nota, a defesa do policial disse que ele “será absolvido e regressará às fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo”.

Leia mais

Variedades
Chefe da Funai sob Bolsonaro é condenado à prisão por perseguir servidores
Variedades
Vitor Roque merece ser convocado para a Seleção? Abel Ferreira responde
Variedades
Árbitro “expulsa” jogadores por engano em Cruzeiro x Atlético-MG
Agronegócio
Em um dia, arroba do boi gordo aumenta quase R$ 8 em Minas Gerais
Variedades
SP: vídeo mostra momento em que criminosos assaltam loja em shopping
Variedades
Mulher e criança se penduram em ar condicionado ao tentar fugir de incêndio

Mais lidas hoje