O Governo de São Paulo lançou, nesta segunda-feira (1º), o Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, ferramenta que vai reduzir em 80% o tempo necessário para emissão de alertas climáticos pela Defesa Civil estadual.
Antes, meteorologistas precisavam consultar diversas plataformas e sites especializados para reunir informações que subsidiavam a tomada de decisão. Com o novo sistema, todos esses dados passam a ser exibidos em uma única interface integrada, abastecida por algoritmos e inteligência artificial capazes de filtrar e organizar leituras meteorológicas em poucos segundos.
Segundo o governo, informações que antes levavam cerca de 4 minutos para serem reunidas agora ficam prontas em menos de 1 minuto, agilizando a atuação em situações de risco, especialmente durante a temporada de chuvas de verão.
O sistema faz parte de um pacote de inovações apresentado pelo governo para modernizar protocolos de prevenção e resposta a desastres naturais. A Operação Chuvas ocorre entre primeiro de dezembro e 31 de março. Para 2026, o Governo de São Paulo investiu R$ 69,5 milhões em ações e equipamentos para a Defesa Civil.

