A Defesa Civil estadual emitiu alerta severo para chuva forte e raios para a região da Grande São Paulo, nesta segunda-feira (16). A região também pode ser atingida com ventanias e granizo.
Por volta das 16h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura, colocou toda a capital paulista em estado de atenção para chuvas e alagamentos.
Entre 16h00 e 16h45, o Corpo de Bombeiros foi acionado para cinco ocorrências envolvendo quedas de árvores.
Ainda segundo a Defesa Civil, a combinação de calor com a entrada da brisa marítima favorece a formação de pequenas áreas de instabilidade que provocam chuvas típicas de verão, em forma de pancadas isoladas e de forte intensidade, porém curta de duração.
Nas estações meteorológicas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 35 °C em Pinheiros, na zona oeste, e 33 °C em São Miguel Paulista, na zona leste. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 36% e 35%.
O mês fevereiro registrou, até o momento, 129,3 mm de chuva, equivalendo a aproximadamente 59,5% dos 217,2 mm esperados para o mês.



