Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial

O soldado Kelvin Barros da Silva, de 21 anos, e a cabo assassinada Maria de Lourdes Freire Matos, 25, eram parte do 1.º Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG) do Distrito Federal, unidade que faz a guarda das instalações da Presidência da República.

Segundo informações do Exército, Silva confessou o assassinato e está preso no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. Ele responderá na Justiça pelos crimes de feminicídio, furto de arma de fogo, incêndio e fraude processual.

Criado em 1808 e conhecido como Dragões da Independência, 1º RCG é a cavalaria mais antiga do Brasil ainda em atividade.

A unidade manifestou eu seu perfil no Instagram “profundo pesar” pelo assassinado da cabo Maria de Lourdes e afirmou que sua trajetória na instituição foi “marcada por dedicação, profissionalismo e um compromisso exemplar com o serviço prestado na Fanfarra”.

A vítima era saxofonista da banda do regimento, que também realiza o cerimonial militar.

Em nota, o Exército Brasileiro disse prestar “total apoio à família” e lamentar “profundamente a perda da Cabo”, reafirmando “não coadunar com atos criminosos e punir com rigor os responsáveis”.

Exclusão das Forças Armadas

O crime ocorrido na sexta-feira (5) teria se dado durante uma discussão, na qual o soldado golpeou o pescoço da vítima com uma faca e depois ateou fogo no local, conforme informações da Polícia Civil do DF.

O Centro de Comunicação Social do Exército afirma que foi instaurado um Inquérito Policial Militar para esclarecer as circunstâncias do incêndio e da morte de Maria de Lourdes Freire Matos.

Segundo a instituição, o soldado deve “ser excluído das fileiras da Força e responsabilizado pelo ato cometido”.

Sua prisão foi convertida em preventiva pela Justiça Militar.

Leia mais

Esportes
Lando Norris é campeão mundial de F1 pela primeira vez
Agronegócio
Nelore Fest 2025 celebra protagonismo da raça e premia referências do setor
Variedades
Quase mil pessoas participam de corrida de Papai Noel na Alemanha
Sorocaba
Sintea realiza Virada Inclusiva com 1ª edição do Show de Talentos neste sábado (6)
Agronegócio
Produtor transforma área ociosa em ativo ambiental no Sul de Minas
Variedades
Governo do Benin diz que forças armadas frustraram tentativa de golpe

Mais lidas hoje