Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

A manutenção da Taxa Selic – juros básicos da economia – em 15% ao ano recebeu críticas do setor produtivo.

Apesar de a decisão ter sido amplamente esperada pelo mercado, entidades empresariais veem na postura do BC (Banco Central) um entrave ao crescimento econômico num cenário de inflação em queda, desaceleração da economia e perda de fôlego do mercado de trabalho.

CNI: decisão ignora desaceleração

Em nota, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) avaliou que o BC desconsiderou “evidências robustas” de que a economia já permitiria iniciar um ciclo de redução da Selic.

O presidente da entidade, Ricardo Alban, afirmou que a manutenção dos juros “é excessiva e prejudicial”, intensificando a perda de ritmo da atividade, encarecendo o crédito e inibindo investimentos. Para ele, há espaço para um ajuste gradual sem comprometer a convergência da inflação para a meta.

Comércio

O economista-chefe da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Felipe Queiroz, considerou que o BC mantém uma política desconectada da conjuntura nacional e internacional.

Ele lembrou que países como os Estados Unidos iniciaram cortes enquanto o Brasil conserva uma das maiores taxas reais do mundo. Segundo Queiroz, a postura atual “prejudica investimentos, consumo e agrava entraves estruturais”, além de dificultar a condução da política fiscal.

Em tom mais moderado, a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) avaliou que a manutenção era esperada e reflete um ambiente ainda delicado.

Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, a inflação e as expectativas continuam acima da meta, e o contexto inclui expansão fiscal, resiliência do mercado de trabalho e incertezas internacionais. Ele afirmou que o comunicado do Copom (Comitê de Política Monetária) será decisivo para entender a sinalização dos próximos passos.

Leia mais

Variedades
Brasil está entre países afetados por aumento de tarifas do México
Política
Deputado Paulo Bilynskyj afirma que sala onde Bolsonaro está preso é inadequada
Sorocaba
GCM intervém em caso de roubo com réplica de arma de fogo no Centro da cidade
Política
Assembleia de SC aprova fim de cotas raciais
Variedades
Tarciana Medeiros, do BB, é eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo
Sorocaba
Profissionais que atuam na rede de proteção às mulheres vítimas de violência participaram de Fórum Regional nesta quarta-feira (10)

Mais lidas hoje