A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro realizaram neste final de semana (17 e 18 de janeiro, aprenderam 80 caixas de som nas areias, 11 toneladas de produtos irregulares e 80 objetos cortantes. Além disso, uma pessoa foi presa e quatro foram conduzidas para delegacias.
As ações fazem parte da Operação Verão, na qual operam nas praias cariocas desde setembro de 2025 e contam com mais e 1.000 agentes.
Apreensões, multas e remoções
Em um dos pontos de Copacabana, os agentes encontraram cinco motos elétricas com aluguel ilegal. O responsável cobrava R$ 70 por 30 minutos de uso.
Sessenta e seis veículos foram retirados e 50 ciclomotores foram rebocados por estacionamento irregular. A equipe aplicou 1.050 multas por infrações de trânsito.
Resgate e prisões
Os agentes conseguiram reencontrar três crianças e adolescentes após distribuírem 300 pulseiras de identificação nos espaços públicos, em caso de perdas, sobretudo de menores de idade.
Das abordagens com assistência social, 27 indivíduos aceitaram o acolhimento municipal. E outros 123 tiveram históricos criminais checados, dos quais quatro foram dirigidos a unidades policiais. Foram, ao todo, 518 cidadãos.
Um homem, de 37 anos, foi preso em flagrante por lesão corporal contra as sobrinhas, sendo uma delas uma adolescente de 16 anos. O caso ocorreu no Leme quando o ônibus que estavam retornava para Minas Gerais. O registro aconteceu na 12ª DP (Copacabana).
*Sob supervisão de Pedro Osorio

