Senae Takaichi se torna primeira mulher a liderar o Japão

Sanae Takaichi, líder do Partido Liberal Democrata do Japão, vai se tornar a primeira mulher a ser primeira-ministra do país, após vencer a votação no parlamento nesta terça-feira (21).

Takaichi recebeu 237 votos, superando a maioria dos 465 assentos da Câmara Baixa, de acordo com funcionários da Câmara dos Deputados do Japão.

Sua vitória rompe o teto de vidro em um país onde os homens detêm uma grande influência e coloca o Japão, aliado próximo dos EUA, em uma forte reviravolta para a direita.

A conquista ocorre depois que o Partido Liberal Democrata, que governou o Japão durante a maior parte de sua história do pós-guerra, concordou com um acordo de coalizão com o Partido da Inovação do Japão, de direita, conhecido como Ishin.

Takaichi também deve ser aprovada pela câmara alta, menos poderosa, e empossada como o 104º primeira-ministra do Japão na noite desta terça-feira, sucedendo Shigeru Ishiba, que anunciou sua renúncia no mês passado para assumir a responsabilidade pelas derrotas eleitorais.

Ela assume o cargo em um momento em que o Japão enfrenta problemas econômicos e uma política fragmentada e em impasse, e poucos dias antes da visita programada do presidente dos EUA, Donald Trump.

 

Leia mais

Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%

Mais lidas hoje