Senador Otto Alencar passa por procedimento cardíaco após mal-estar

O senador Otto Alencar (PSD/BA) precisou passar por um procedimento de implementação de marca-passo neste final de semana após passar mal quando retornava de uma agenda pública em Lapão (BA).

Ao ser levado a um hospital em Salvador, o senador foi diagnosticado com um quadro de bradicardia, uma condição que ocasiona um ritmo cardíaco mais lento que o normal.

Diante do diagnóstico, foi recomendado a implementação do marca-passo, um dispositivo eletrônico implantado sob a pele para regular batimentos cardiacos. O aparelho é composto por um gerador e por eletrodos, que emitem impulsos elétricos para o coração.

De acordo com nota divulgada pela equipe do parlamentar, o procedimento se deu sem intercorrências e Otto já “encontra-se bem, clinicamente estável, em observação na UTI Cardíaca, seguindo todos os protocolos médicos recomendados”.

A implementação de marca-passos no Brasil é considerada muito comum e segura. Aqueles que passam pelo procedimento normalmente conseguem retomar as atividaes diárias em poucos dias.

Otto tem 78 anos e é senador, médico ortopedista e professor. Hoje, ocupa a cadeira de presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e é um dos aliados de Lula no Senado.

Leia mais

Variedades
Pequeno fóssil de pararréptil revela segredos do ecossistema pré-dinossauro
Política
Cláudio Castro depõe na CPI do Crime Organizado na quarta-feira
Variedades
Velório do influenciador Henrique Maderite acontece neste domingo, em MG
Variedades
Boca de urna indica vitória de Sanae Takaichi nas eleições no Japão
Variedades
Ataque da Rússia deixa oito feridos na cidade ucraniana de Kherson
Variedades
Sampaio Corrêa atualiza estado de saúde de atleta que convulsionou em campo

Mais lidas hoje