Senado aprova petista Wadih Damous para presidência da ANS

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira, a indicação do advogado Wadih Damous para liderar a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O processo teve início com a sabatina realizada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, na manhã do dia 13, antes da confirmação no plenário. Agora, a nomeação depende apenas da sanção do presidente da República.

Atualmente, Damous ocupa o cargo de secretário Nacional do Consumidor, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele tem formação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado em Direito Constitucional e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Ver essa foto no Instagram

Nas redes sociais, o advogado comemorou a aprovação. “Hoje, meu nome foi aprovado pelo plenário do Senado para a presidência da ANS, atendendo à indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu. “Ciente do desafio que terei pela frente, seguirei defendendo os consumidores e seus direitos com a dedicação de sempre!”

Trajetória de Wadih Damous

Ao longo da carreira, Wadih Damous presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro e também liderou a Comissão Nacional de Direitos Humanos no Conselho Federal da OAB. Entre 2015 e 2019, exerceu mandato como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Wadih Damous tem filiação vigente na legenda desde o início de sua trajetória parlamentar. Durante o mandato, destacou-se por apresentar projetos voltados ao combate ao “encarceramento em massa” e à crítica a abusos no sistema de delação premiada.

Leia também: “Violador de direitos humanos”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 283 da Revista Oeste

Como deputado, Damous votou alinhado ao PT em temas centrais, como a oposição ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff, a crítica à reforma trabalhista e a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi advogado em ações judiciais. Sua atuação consolidou a imagem de aliado fiel do partido.

Leia mais

Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética

Mais lidas hoje