Sem acordo, EUA entram em shutdown parcial na Segurança Interna

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos entra em uma paralisação parcial a partir da madrugada deste sábado (14).

O evento acontece depois que o financiamento anual do setor expirou. O prazo ia até meia-noite desta sexta-feira (13) — 2h de sábado no horário de Brasília.

A situação é resultado do impasse entre republicanos e democratas, que não chegaram a um consenso sobre reformas na aplicação das leis de imigração.

Senadores democratas votaram para bloquear um projeto de lei de financiamento para o DHS, na sigla antes do prazo final, o que já tinha aumentado as chances de uma paralisação da agência que administra, dentre outros núcleos, a FEMA, a TSA, a Guarda Costeira e o ICE.

O Departamento de Segurança Nacional, responsável pelo ICE, é a última agência federal sem financiamento para o restante do ano fiscal de 2026, que termina em 30 de setembro. Mesmo durante o shutdown, no entanto, o ICE continuaria a exercer suas funções principais, segundo vários assessores no Congresso.

 

Leia mais

Variedades
Fóssil canadense revela um dos primeiros animais herbívoros da Terra
Política
Entenda o papel do deputado estadual na estrutura federativa brasileira
Variedades
Soridente, ex-BBB Sol Vega curte Carnaval na Sapucaí
Política
Estrutura remuneratória dos parlamentares no Brasil
Variedades
O Grande Debate: A aliança entre Tarcísio e Flávio deve preocupar Lula?
Política
Comissão da Câmara aprova proposta para facilitar compra da primeira arma

Mais lidas hoje