A cidade de São Paulo está em alerta nesta quinta-feira (1º) para chuvas fortes, de acordo
O primeiro dia do ano começou com sol entre nuvens e sensação de calor, com termômetros marcando 28ºC e umidade relativa do ar em torno dos 61%, de acordo
As próximas horas serão marcadas por tempo quente e abafado, com temperatura máxima prevista de 31°C. Entre o meio da tarde e o início da noite, são esperadas chuvas acompanhadas de raios e rajadas localizadas de vento, segundo informações da Prefeitura de São Paulo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para áreas do Sul e do Sudeste. Em São Paulo, a situação é especialmente preocupante. Na capital, s tempestades podem ocorrer a qualquer momento do dia. Imagens da Avenida Paulista mostram o céu bastante encoberto, com previsão de chuva forte após um início de dia com sol entre nuvens.
Os dados do CGE mostram que dezembro terminou com 177,3mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 3,7% abaixo dos 184,2mm esperados para o mês, enquanto para este janeiro a média histórica é de 256,4mm.
Tendência para os próximos dias
Os próximos dias seguem com sol entre nuvens e tempo abafado, mas as pancadas de chuva devem ganhar força com a aproximação de uma frente fria.
Para sexta-feira (2) a previsão é de sol entre nuvens e tempo abafado. As temperaturas podem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 29°C. No decorrer da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas com raios, rajadas de vento e pontos de até forte intensidade, que podem se estender para o período da noite.
No sábado (3), persistem as condições de sol entre nuvens e tempo abafado. Os termômetros variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 29°C.
As instabilidades ganham força com a aproximação de uma frente fria, o que deve provocar chuvas mais generalizadas, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite. Há condição para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que eleva o risco para formação de alagamentos, inundações e queda de árvores.

