A Sagrada Família, na Espanha, se tornou a igreja mais alta do mundo, após os operários instalarem o primeiro elemento da cruz no topo da torre central dedicada a Jesus Cristo nesta quinta-feira (30).
A peça recém-instalada, um braço de 7,25 metros de altura e 24 toneladas, marcou o início da fase final da construção da torre, que atingirá 172,5 metros quando concluída.
Essa altura superou a da Catedral de Ulm, na Alemanha, que anteriormente detinha o recorde com 161,5 metros.
O elemento em forma de cruz apresenta uma geometria de dupla torção, com uma transição de uma base quadrada para um topo octogonal.

É revestido de cerâmica e vidro branco vidrado, materiais selecionados por seu brilho e resistência às intempéries, segundo um comunicado da Sagrada Família.
A cruz completa terá 17 metros de altura e 13,5 metros de largura — aproximadamente o tamanho de um prédio de cinco andares.
Entregue em julho deste ano em quatro painéis, a obra foi montada em uma plataforma a 54 metros acima da nave.
Gaudí trabalhou na basílica de 1883 até sua morte, em 1926.
No próximo ano, para marcar o centenário de sua morte, os responsáveis pelo projeto esperam ter concluído a parte externa da torre principal de 172,5 metros, dedicada a Jesus Cristo, tornando-a o edifício mais alto de Barcelona.
Quando concluída, a Sagrada Família terá três fachadas e 18 torres. O Papa Leão XIII foi convidado para presidir uma missa comemorativa e a cerimônia de inauguração da torre em junho do próximo ano.
 
				
