Restaurante e bares são interditados no Rio por más condições sanitárias

Em uma operação conjunta entre a SEOP (Secretaria Municipal de Ordem Pública) e o IVISA-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária) para fiscalização sanitária, nesta sexta-feira (5), três estabelecimentos, sendo dois bares e um restaurante japonês, precisaram ser interditados em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, por más condições higiênicas.

“Epifania Japa e Bar”; “Boteco Bom de Copo”; e “Rosa de Ouro Restaurante, Bar e Pizzaria” foram os locais interditados. Nos estabelecimentos foram encontrados baratas e fezes de roedores em cozinhas, áreas de preparo e estoques. Será necessário passar por adequações de estrutura e ajustes sanitários para poderem ser reabertos novamente.

A ação, que iniciou às 18h, e contou com a participação da Guarda Municipal e agentes da Subsecretaria de Operações (SUBOP), foi realizada nas ruas Voluntários da Pátria e Nelson Mandela, um grande ponto de concentração de bares e restaurantes em Botafogo.

Outros 11 estabelecimentos foram fiscalizados e levaram dez multas de aproximadamente R$ 4 mil (cada) por desobediência a Edital de Interdição, higiene precária nas instalações e na manipulação, alimentos impróprios, além de infestação por insetos e roedores.

Cerca de 430 kg de alimentos impróprios para consumo acabaram inutilizados. Os comestíveis encontravam-se em má condições de condicionamento e com alterações em suas características sensoriais.

Veja:

A ação ainda visou fiscalizar e orientar os estabelecimentos comerciais sobre a ocupação irregular de calçadas com mesas e cadeiras. Os bares e restaurantes podem utilizar o espaço em frente ao imóvel se quiserem, porém, devem manter liberada uma área de 1,5 m para a circulação de pedestres.

Segundo a legislação municipal do Rio, a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas é permitida, desde que possuam Alvará de Licença e TUAP (Taxa de Uso de Área Pública) quitada. Além disso, é preciso observar uma série de restrições a fim de não atrapalhar o fluxo dos pedestres.

Os fiscais orientaram os comércios para que recolhessem mobílias posicionados incorretamente.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior reforçou que essas ações visam garantir a segurança alimentar e sanitária para a população carioca.

“Faremos ações frequentes em pontos com grande concentração de bares. A ação da prefeitura é muito importante, mas esse tema de ocupação irregular do passeio passa pela conscientização do cidadão. O Rio tem essa característica. Os bares são grandes pontos de encontro de amigos ou famílias. Mas precisamos nos divertir sem ferir o direito do outro. A legislação precisa ser respeitada.“, completa.

Nos últimos 50 dias, a SEOP já foi responsável pela aplicação de 276 multas em estabelecimentos comerciais por conta de irregularidades, inclusive a ocupação ilegal das calçadas.

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio

Leia mais

Variedades
Homem é preso após ataque com spray no principal aeroporto de Londres
Variedades
Por que Brasileirão vai acabar com vaga na Libertadores ainda em disputa
Variedades
Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4
Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária

Mais lidas hoje