‘Redução da pena de Bolsonaro é um grave retrocesso na legislação’, diz Gleisi Hoffmann

A ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), Gleisi Hoffman (PT), fez duras críticas a aprovação do PL da Dosimetria, que reduz a pena de Jair Bolsonaro e dos “demais golpistas”. “É um desrespeito `decisão do STF e um grave retrocesso na legislação que protege a democracia”, escreveu Hoffman, que garantiu que o presidente Lula vetará o projeto.

“Condenados por atentar contra a democracia têm de pagar por seus crimes”, disse a ministra, que classificou a condução do tema pela liderança do governo no Senado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), como um “erro lamentável”.

 

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei nº 2.162/2023, o chamado PL da Dosimetria por 48 votos a 25. A proposta reduz as penas dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e três meses de prisão por golpe de Estado. O texto agora vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto do PL da Dosimetria determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da penalidade mais grave em vez da soma de ambas as penas.

Leia mais

Política
Quem é Weverton Rocha, senador alvo da PF em operação do INSS
Variedades
Violência armada no Brasil custou meio bilhão em 10 anos, aponta estudo
Política
PF mira senador Weverton Rocha e prende secretário da Previdência em operação contra fraudes no INSS
Esportes
Ex-jogador do Fluminense é assassinado a tiros no Equador
Variedades
PF deflagra nova fase da operação Sem Desconto, contra fraudes no INSS
Política
Entenda os próximos passos do PL da Dosimetria após aprovação no Senado

Mais lidas hoje