Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta sexta-feira (20), aponta que a maioria dos brasileiros avalia que o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula (PT), configurou propaganda eleitoral antecipada. Segundo o levantamento, 62% dos entrevistados enxergam a apresentação na avenida como uma ação de campanha política, enquanto 38% acreditam que não houve esse viés.
O tema teve grande repercussão nacional, embora poucos tenham acompanhado a homenagem na prática. A pesquisa indica que 74% da população ficou sabendo do desfile da agremiação. No entanto, apenas 6% afirmaram ter de fato assistido à passagem da escola, contra 94% que não acompanharam.
A pesquisa também mediu o sentimento gerado pela apresentação entre aqueles que a assistiram (os 6% da amostra). Para quase metade desse grupo (47%), a principal emoção despertada pelo desfile foi a “indiferença”. O sentimento de “raiva” apareceu em segundo lugar, citado por 30%, enquanto 23% relataram ter sentido “admiração”.
O levantamento do Real Time Big Data entrevistou 1.200 pessoas em todo o território nacional entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2026. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.



