A visita do RB Leipzig a Bragança Paulista em maio deste ano serviu para o clube alemão estreitar os laços com o Brasil e, claro, com o co-irmão Red Bull Bragantino.
Além da disputa de um amistoso contra o Santos de Neymar, os alemães participaram da reinauguração de uma quadra pública na cidade, que contou com a participação de atletas do Die Rotten Bulen interagindo com crianças da associação Comunidade ZN, e também puderam visitar as instalações da equipe paulista.
Agora, RB Leipzig e Red Bull Bragantino têm outras iniciativas para colocar em prática ao longo de 2026.
De acordo com o diretor-geral de negócios do clube alemão, Johann Plenge, os próximos passos da colaboração entre as agremiações serão focados em dois pilares: categorias de base e o novo estádio do Massa Bruta.
“A base é chave. As categorias de base dos clubes precisam se conhecer. Os chefes da base terão que alinhar a filosofia de jogo que deverá ser implementada. Que tipo de futebol queremos nos clubes da Red Bull? E isso não começa pelo time principal, mas pelas equipes inferiores. Como escolheremos, educaremos ou desenvolveremos os nosso técnicos? É preciso começar essa troca em um eságio inicial”, diz Plenge, em entrevista a um grupo de jornalistas brasileiros na nova sede do RB Leipzig, na Alemanha.
No mês de abril, o time sub-17 do Bragantino foi a Leipzig para a disputa da Wings Cup. A competição, que foi observada de perto por Jürgen Klopp, chege global de futebol da Red Bull, reúne os clubes do portfólio da empresa e dá a atletas e comissões técnicas a oportunidade de conhecer a estrutura dos alemães.
A ideia é que esse tipo de iniciativa seja recíproca, com a equipe sub-16 do RB Leipzig visitando Bragança Paulista ainda no primeiro semestre de 2026.
“É determinante estar em contato. E estar em contato in loco, não apenas por telefone ou virtualmente. Encontrar as pessoas, ir a Bragança, ver as instalações… e trazer os colegas do Bragantino para Leipzig. Não é uma via única, ela vai em ambas as direções. E nossa viagem [ao Brasil, em maio] ajudou muito nesse aspecto”, afirma o dirigente.
Nova arena do Bragantino
Outro aspecto que será observado de perto pelo RB Leipzig será a construção da nova arena do Red Bull Bragantino em Bragança Paulista.
O estádio será construído no mesmo local do antigo Nabi Abi Chedid e terá capacidade para 20 mil torcedores, com campo de grama natural e todas as arquibancadas cobertas.
“Isso é algo no qual poderemos ajudar, porque compramos a Red Bull Arena aqui em Leipzig há oito anos. Nós a reconstruímos, aumentamos sua capacidade e ganhamos conhecimento sobre como ter uma experiência perfeita nos dias de jogos. Então haverá muita troca [com o Bragantino] em relação a projetos de infraestrutura”, completa Johann Plenge.
-
1 de 5Projeto da Arena Red Bull – Nabi Abi Chedid em Bragança Paulista • Ilustração/Red Bull Bragantino
-
2 de 5Esplanada na parte externa do setor norte • Ilustração/Red Bull Bragantino
-
3 de 5Vista noturna da parte interna da Arena Red Bull – Nabi Abi Chedid • Ilustração/Red Bull Bragantino
-
-
4 de 5Fachada da Rua Emílio Colela • Ilustração/Red Bull Bragantino
-
5 de 5Vista da parte interna da Arena Red Bull • Ilustração/Red Bull Bragantino

