Queda no Jaraguá: piloto tinha utilizado cocaína e remédios antes de voo

A queda do helicóptero que matou um piloto e um copiloto na região do Pico do Jaraguá, zona norte de São Paulo, em agosto de 2022, foi causada por uma combinação de fatores humanos e meteorológicos. Essas informações foram divulgadas no começo do setembro no relatório final do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

O documento também afirma que cocaína e medicamentos utilizados pelo piloto podem ter ocasionado no acidente. O uso dessas substâncias — que são proibidas durante a prática aeronáutica — pode ter prejudicado sua percepção e capacidade de decisão.

No exame toxicológico foram encontrados a presença de clonazepam e zolpidem, utilizados para insônia e ansiedade, além de venlafaxina, um antidepressivo. O aparecimento de benzoilecgonina também foi encontrado, o que confirma a utilização de drogas antes do voo.

O relatório descarta falhas mecânicas e indica que a queda foi resultado de decisões arriscadas, desorientação espacial e falta de aderência às normas de voo.

Segundo a Cenipa, o helicóptero estava em um bom estado, e no meio da viagem entrou em contato com chuvas e nuvens baixas, isso teria impedido a visibilidade dos pilotos. Mesmo nessas condições, o voo prosseguiu. Os dois perderam as referências externas e a aeronave colidiu no conjunto de montanhas da Serra da Cantareira, em Caieras.

Além disso, o documento também relata que a tripulação não apresentou plano de voo e que existia apenas acordos informais dos próprios pilotos para dividirem a jornada de trabalho.

Queda

A queda aconteceu por volta das 18h40 na avenida Fernando Mendes de Almeida, no número 2000. Segundo os bombeiros, a queda aconteceu próxima a uma chácara e a uma torre de alta tensão.

Seis carros da equipe foram encaminhados para o local. Os dois tripulantes não resistiram e tiveram lesões fatais.

A aeronave era do modelo Agusta A109E, matrícula PP-JMA. O destino final seria no Heliponto Fazenda CF, em Minas Gerais, lá os pilotos pegariam um outro passageiro.

Leia mais

Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins

Mais lidas hoje