Projeto de lei quer permitir dedução no IR para quem doar a ONGs de proteção animal

O deputado Delegado Matheus Laiola (União-PR) apresentou nesta quarta-feira (3) um projeto que institui a Lei de Incentivo à Adoção e Proteção Animal, permitindo que doações para ONGs de acolhimento e cuidado de animais de estimação sejam deduzidas do Imposto de Renda.

A proposta prevê dedução de até 6% para pessoas físicas e de 1% para empresas, conforme o imposto devido em cada período de apuração.

A Febraca (Federação Brasileira da Causa Animal), que colaborou na elaboração do texto, calcula que o mecanismo pode gerar até R$ 1 bilhão por ano para iniciativas de castração, vacinação, adoção responsável, abrigos temporários e outras ações voltadas ao bem-estar animal.

As organizações interessadas deverão ser previamente habilitadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O projeto também é apoiado pelo deputado Felipe Francischini (União-PR) e pela Mars, dona das marcas Pedigree, Whiskas e Royal Canin.

Segundo levantamento da Mars, cerca de 30,2 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no país. Para impulsionar a tramitação da proposta, parlamentares, representantes da Febraca e da empresa organizarão um café da manhã no Congresso na próxima semana.

 

 

Leia mais

Variedades
Homem é preso após ataque com spray no principal aeroporto de Londres
Variedades
Por que Brasileirão vai acabar com vaga na Libertadores ainda em disputa
Variedades
Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4
Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária

Mais lidas hoje