Profissionais que atuam na rede de proteção às mulheres vítimas de violência participaram de Fórum Regional nesta quarta-feira (10)

Fotos: Michelle Alves – Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul), realizou, nesta quarta-feira (10), o Fórum Regional de Políticas Públicas de Combate à Violência Contra as Mulheres. Realizado no Auditório da Faculdade Anhanguera, o encontro foi dirigido a profissionais que atuam em instituições públicas e organizações da sociedade civil envolvidas na rede de proteção às vítimas.

Com a presença de representantes de Sorocaba e de outras cidades na região, o evento teve como objetivo informar e aperfeiçoar fluxos de atendimento e promover diálogo técnico e intersetorial sobre políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

A abertura do evento contou com as palavras da secretária da pasta, Rosangela Perecini, que ressaltou o compromisso da Semul em ações que garantam amparo às mulheres com medida protetiva ou em situação de vulnerabilidade social. “A violência acontece todos os dias e nós precisamos fazer sempre mais pela causa, formando multiplicadores. A participação da nossa região se fortalece, principalmente, na aplicação de políticas públicas dessa área ”, disse.

Durante o fórum, foram apresentados os seguintes painéis: Causa e Consequências da Violência de Gênero; Legislação e Direitos das Mulheres; Impacto da Violência e Repercussões Sociais; e Educação e Prevenção. Além disso, na ocasião, a aplicação das políticas públicas, por meio de equipamentos das redes de apoio voltados ao público feminino foi comprovada, por meio de relatos de superação.

Para reforçar o protagonismo regional no enfrentamento dessa pauta, os debates foram conduzidos por técnicas de diversas áreas, contando com Eline Araújo, terapeuta ocupacional e coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (SES); Dra. Nayara Thibes, advogada criminalista especializada na Defesa de Vítimas de Violência de Gênero e em Direito e Processo Penal e presidente da Comissão de Combate à Violência de Gênero da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba; GCM Cristina, atuante no despacho de viaturas para atendimento imediato das ocorrências acionadas pelo App Protege Mulher; Jaqueline Latance, supervisora de ensino na rede municipal e responsável pela inserção da Justiça Restaurativa como prevenção à violência em Sorocaba; Agda Marques e Oliveira, coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Cerem); e Rafaela Peixoto, proprietária idealizadora da Casa da Rafa, especialista em moda e consultoria de imagem.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), que exerce um papel importante em Sorocaba, foi representado pela sua presidente, Vânia Carvalho. “Hoje nós celebramos o encerramento da iniciativa de ‘21 Dias de Ativismo’ pelo fim da violência contra a mulher com um fórum que proporciona reflexão. É plantando sementes e levando informação para familiares que vamos conseguir dar sequência ao trabalho em prol do respeito às mulheres”, destacou.

Também estiveram presentes no fórum as vereadoras Iara Bernardi e, do município de São Miguel Arcanjo (SP), Marilda Passos; Luiza Hanna, representando a vereadora Fernanda Garcia; Neia Mira, do Instituto Plenu Sorocaba; Melissa Pereira e Priscila Batista, ambas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município de Mairinque (SP); Bruna Coelho, representando os grupos Divas que Correm e Justiceiras de Saia; e Patrícia Rosa, a assessora do deputado federal Vitor Lippi.

Leia mais

Variedades
Brasil está entre países afetados por aumento de tarifas do México
Política
Deputado Paulo Bilynskyj afirma que sala onde Bolsonaro está preso é inadequada
Sorocaba
GCM intervém em caso de roubo com réplica de arma de fogo no Centro da cidade
Política
Assembleia de SC aprova fim de cotas raciais
Variedades
Tarciana Medeiros, do BB, é eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo
Variedades
Entenda porque Carol Lekker foi expulsa da ‘A Fazenda 17’

Mais lidas hoje